sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Sandra Valeria e sua história política


Atualmente deputada federal, Sandra Valeria é tida como uma líder política nata. Ex-vereadora, ex-prefeita e ex-deputada estadual, ela chegou até mesmo a lançar novos atores na política, a exemplo da deputada estadual Janayna e até mesmo a atual prefeita Myllena, atualmente sua maior adversária.

Corria o ano de 1988 quando Sandra Valeria disputou sua primeira eleição, para vereadora. Bastante jovem e inexperiente na época, ela contava apenas com o fato de ser neta do primeiro prefeito da cidade, dr. Cavalcante, prefeito de Lagoa da Italianinha por alguns meses, entre 1963 e 1964. Perdeu a eleição para vereadora, tendo apenas 81 votos, mas não desistiu.

Em 1992, disputou novamente para vereadora, e obteve 234 votos, sendo eleita dessa vez. Foi firme na oposição contra o então prefeito Arinaldo, e bateu chapa para presidência da Câmara e acabou sendo eleita presidente da Casa, entre 1995 e 1996, sendo a primeira mulher a ocupar tal posto.

Em 1996, lançou-se candidata a prefeita pela primeira vez, mas perdeu por 2 mil votos para Moab, na eleição mais acirrada da história da cidade. Voltou a disputar novamente contra Moab em 2000, somando nova derrota.

Em 1998, Sandra Valeria havia tentado sem sucesso, ser deputada estadual, mas foi eleita em 2002. Em 2004, perdeu novamente a eleição para prefeita, dessa vez, para Jurandyr. Em 2006, foi reeleita deputada estadual. Em 2008, votou a ser derrotada por Moab na disputa pela Prefeitura. Em 2010, novamente foi reeleita deputada estadual.

Em 2012, Sandra Valeria, depois de quatro tentativas frustadas, enfim, conseguiu se eleger prefeita, tendo impedido a reeleição de Moab. Mas no ano seguinte, ao assumir a prefeitura, Sandra Valeria se aliou com seu ex-adversario Moab, o que a fez perder o apoio de sua então vice prefeita Myllena, que rompeu com Sandra e é sua adversária até hoje.

Em 2016, Sandra é reeleita, tendo Janayna como sua vice, derrotando Myllena. Em 2018, Sandra Valeria renuncia ao mandato de prefeita pra ser candidata a deputada federal, deixando Janayna no seu lugar. Sandra foi eleita deputada federal.

Em 2020, viu sua adversária e inimiga Myllena vencer sua candidata Janayna na disputa pela Prefeitura. Mas mesmo assim, em 2022, Sandra Valeria foi reeleita deputada federal.

Sandra Valeria conseguiu quebrar um tabu em uma cidade dominada por homens, onde uma mulher conseguiu se destacar na política local, chegando até mesmo a ser deputada federal, algo que somente Arinaldo conseguiu até hoje. E se tornou inspiração para outras mulheres, a exemplo de Janayna e até Myllena, sua maior adversária atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O dia que Alessandra temia

  Durante sua juventude, a jovem alemã Alessandra temia o crescimento da extrema-direita no seu país. Como Alessandra militava na esquerda, ...