Pecuarista conceituado no agreste, o Sr. Daniel montou um patrimônio considerável no início do século XX. Morando em uma fazenda entre Vila Dourada e o sítio Maniçoba (atual Lagoa da Italianinha), ele adquiriu as propriedades nessa região quando sua irmã mais velha Alvanir se mudou de Fortaleza para o sítio por questões de saúde.
Daniel era exatamente o irmão mais novo de Aline, Alvanir e Aurineide, filho do barão Almir e de Delma. Nascido e criado em Fortaleza durante o Império do Brasil, fez fortuna na Era Republicana. Comprou uma fazenda na mesma região e mantinha contato com o coronel Jefferson - seu sobrinho-neto - e com Mônica, sua sobrinha.
A propósito, em 1936, quando Jefferson expulsou sua irmã mais nova Flavinha de casa por ela ter se tornado protestante, foi Daniel quem a abrigou em sua casa, juntamente com Maria José, outra irmã dela. Ele já tinha 76 anos na ocasião. Daniel viu ainda um sobrinho neto seu, Antônio Neto, ir lutar na Segunda Guerra Mundial.
Daniel também foi quem empregou Leandro sua casa quando ele ficou viúvo de Francielly. Leandro trabalhava para ele também como motorista - como na época da Família Villegagnon, e ele acabou se apaixonando por Francielly, uma das filhas do patriarca Jorge -. Daniel também teve ajuda da dona Edvania e de sua filha Adélia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário