terça-feira, 10 de fevereiro de 2026

Fátima, a mulher de duas culturas

Numa certa tarde, Fátima, a neta de Mary Dee, olhava o mar contemplando-o através de Porto, no norte de Portugal, onde vive. Fátima, que já tem 70 anos, cuida de seu pai, Manuel, que já tem 96 anos. Fátima, apesar de viver em Portugal hoje é brasileira de nascimento, tendo nascido em Recife e sido registrada em Lagoa da Italianinha, no interior de Pernambuco. Mary Dee, sua avó, fugiu do salazarismo em Portugal indo para o Brasil e levando consigo Manuel ainda menino. Fátima somente pôde ir para Portugal após a morte de sua avó. 

Fátima, atualmente viúva, assim como seu pai, que também é viúvo, embora não pense em nenhum romance, mas anda balançada em aceitar as investidas amorosas de seu vizinho Adolfo, que também é viúvo. 

Apesar da idade avançada, Fátima esbanja elegância, e é tida como uma mulher muito bonita. Há inclusive em Porto até mesmo jovens querendo um namoro com ela. Mas Fátima está mesmo balançada por Adolfo, que é da sua faixa etária. 

Fátima puxou a avó Mary Dee, que também foi tida como uma das mulheres mais bonitas de Portugal na década de 30. Mary fez sucesso como cantora, e Fátima, embora nunca tenha atuado profissionalmente como cantora, também gosta de cantar, sendo fado e forró seus ritmos preferidos: fado por ser cultura de Portugal, e forró por ser a principal cultura do lugar onde nasceu e cresceu, em Pernambuco. Fátima diz ser fã principalmente de Amália Rodrigues e Luiz Gonzaga. 

Fátima contemplava o mar, lembrando de sua avó, que chegou a conhecer ainda jovem. Mas não demorou muito para anoitecer. Fátima logo admirou o pôr-do-sol e depois pôde voltar para seu lar, onde seu pai Manuel a esperava, feliz. 



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As reflexões de Rita de Cássia

  Depois de passar algumas horas dormindo na rodoviária de Lagoa da Italianinha, a mendiga Rita de Cássia, a quarentona que tem mente de cri...