sábado, 7 de fevereiro de 2026

Briga no bar de Ed


O ano era 1937, e Ed, em seu humilde bar no sítio Maniçoba, no interior de Pernambuco, viu ali pessoas de diferentes culturas em um mesmo ambiente. Naquela tarde, estavam ali o coronel Jefferson, cearense e nordestino da gema, Jadiael, o imigrante italiano, Inalda, a pintora artista plástica e judia alemã, Mary Dee, a cantora portuguesa, e Maria Clara, a humilde camponesa filha de índios também nativa do Nordeste, daquele mesmo local. 

Mas o que podia ser motivo de orgulho para Ed virou preocupação. Isso porque Jefferson e Jadiael começaram a discutir. Desde 1935, ou seja, dois anos antes, eles já estavam em guerra por causa dos limites de suas terras, e um ameaçava tomar a terra do outro. 

Mary Dee, que chegou ali com os italianos, ficava preocupada, ao ver tal cena. Ed, de trás do balcão, observava, assim como Maria Clara. 

Mas Inalda disse:

- Parem com essa briga, de que adianta isso? 

- Inalda, isso não é problema teu - disse Jefferson. 

- Mas têm que chegar a um acordo. 

Jadiael disse:

- Não tem acordo com esse coronel. Quando cheguei aqui já me disseram que esses coronéis são piores que o ditador lá da Itália. Ecco! 

Mary Dee disse:

- Mas vamos ter calma. 

Maria Clara disse:

- Brigam por terras, por coisa que vocês não vão nem levar. Pra que tanto ódio só por isso? Tudo isso vai ficar aqui. Vocês são pais de famílias, de diferentes origens. Mas são chefes de família. 

Ed disse:

- Maria Clara disse tudo. Jefferson, Jadiael, vamos parar com essa briga. 

Jefferson e Jadiael tiveram que ceder, em respeito aos quatro que ali estavam no bar. Jefferson se retirou, e foi para sua casa, enquanto Jadiael ficou mais um tempo ali antes de ir embora também. Quando o imigrante se retirou, Inalda disse à Mary Dee:

- Eu cheguei aqui bem antes de vocês, lá em 1915, e não tive problemas com isso quando comprei a casa onde moro hoje. 

- Mas esse coronel diz que foi erro do cartório, não sei nem explicar essas coisas. 

- Eu fico triste com essa briga... - disse Maria Clara. 

Ed disse:

- Acho que isso vai longe... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma amizade forte

Em Lagoa da Italianinha, alguns comentam sobre a grande amizade existente entre Valdenes e Branquinha, a jovem publicitária. Os dois costuma...