sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026

A rebeldia de Renata


Uma das mendigas que vive nas ruas de Lagoa da Italianinha, Renata é conhecida por ser sapeca e por ser de gênio muito forte. Ironicamente, é muito raro ela pedir esmolas, o que geralmente só acontece quando ela está com muita fome. 

Renata rejeita olhares de piedade das pessoas. Ela costuma dizer:

- Não quero que olhem pra mim com pena. Eu moro na rua porque quero, mesmo. O destino fez isso comigo e eu aceitei, pronto. Não me imagino debaixo de um teto. Eu teria que pagar contas, eu teria que seguir regras, eu teria que tomar banho, essas coisas. Não gosto de tomar banho, só quando a chuva cai sobre mim, eu aceito. 

Renata rejeitou duas chances de sair das ruas, tanto para ir para um conjunto residencial como para um albergue. E ela quer reunir os mendigos para formar um grupo que protesta contra o desejo de alguns de retirá-los das ruas. Renata é tida como inconsequente e radical por sua posição. Conta-se que em 2022, quando alguns mendigos saíram das ruas, Renata não só rejeitou como convenceu alguns amigos mais próximos a continuarem nas ruas. 

Devido a isso, Renata causa incômodo a muita gente. A mendiga loira, como é chamada, rejeita sair das ruas, morar debaixo de um teto e ter uma vida digna. Além do mais, é tida como adepta da falta de higiene, exalando um mau cheiro forte e sendo uma das poucas amigas mais próximas da mendiga Esvalda, a mais suja e mal-cheirosa dos mendigos, que odeia banho. 

Flávia, a atual vereadora e ex-mendiga, que era secretária de Ação Social na época da remoção de alguns mendigos nas ruas, critica a postura de Renata com frequência, dizendo até mesmo que o número de mendigos atualmente em Lagoa da Italianinha seria muito menor não fosse a atitude de Renata na época. Uma das mendigas da época, Alana, chegou a confessar que pensou em ir para uma das casas, mas mudou de ideia após ser convencida por Renata. Mesmo assim, alguns anos depois, Alana foi para um albergue. 

Renata se defende, dizendo que não quer que os mendigos sejam vistos como pobre coitados, e quer ter a liberdade de viver a vida que escolheu, sem teto. Mas a postura de Renata já a colocou em conflitos até mesmo com a prefeita Myllena e a deputada estadual Janayna. Na cidade, ela é tida como "mau exemplo" por muitos. 

Apesar disso, Renata tem uma grande qualidade: é honesta e correta. Nunca cometeu um furto e até procura devolver carteira de dinheiro perdida para o dono. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amor à primeira vista em Lisboa

O ano era 1920. Em um bar no centro de Lisboa, o jovem José Maria sentou-se para beber um pouco, e de repente, virou seus olhos para uma cen...