domingo, 8 de fevereiro de 2026

A portuguesa descalça

Numa tarde no ano de 1936, a cantora portuguesa Mary Dee estava no interior de Pernambuco, onde se estabelecera recentemente, chegando com italianos. Certo dia, ela foi para Vila Dourada com a professora Issa e a cantora Adelma, com quem ela fez uma amizade mais forte. Mas tanto a professora como a cantora ficaram surpresas porque Mary Dee foi descalça. A portuguesa disse:

- Espero que não se importem porque estou descalça...

Issa disse:

- Não, meus antepassados que foram escravizados inclusive andavam assim descalços. Mas porque você anda assim?

Mary Dee disse:

- Nunca gostei de usar sapatos.. Eu quando era criança, os meus pais proibiam-me de andar descalça, mas eu saía para as ruas do Porto descalça sem eles saberem, escondida deles. 

- Eita, que coisa - disse Adelma. 

Mary Dee retrucou:

- E hoje é a minha marca artística. Se calçar sapatos, não sou eu. E só faço espetáculo e canto descalça, mesmo. Eu até tenho sapatos, sabes, mas só os uso numa ocasião demasiado especial... a última vez que usei sapatos foi no ano passado, quando cheguei aqui com os italianos. 

- Bem diferente, mesmo... mas não se preocupe, Mary Dee, apenas, seja você. - disse Adelma. 

Issa disse:

- Lá no sítio Maniçoba mora uma jovem que só anda assim descalça, o nome dela é Maria Clara, eu nunca a vi nem de sandália. E ela diz que se sente bem assim. Acho que tu vai se dar bem com ela. 

- Acredito que sim. 

- E o seu marido que ficou lá em Portugal e seu filho pequeno Manuel que veio com você, eles andam descalços feito você?

- Não, não...até queria que meu pequeno andasse assim de pés no chão feito eu... mas eles respeitam meu jeito...

Atualmente, em Lagoa da Italianinha, antigo sítio Maniçoba que se emancipou de Vila Dourada, os descalços da cidade também relembram de Mary Dee, sendo que alguns deles, como as irmãs Myllena e Suely e o Valdenes sequer haviam nascido quando ela morreu. Mary Dee também nomeia um bairro na cidade, além dela ter doado um terreno para construir um hospital, que também leva o nome dela e fica no bairro do mesmo nome. 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma amizade forte

Em Lagoa da Italianinha, alguns comentam sobre a grande amizade existente entre Valdenes e Branquinha, a jovem publicitária. Os dois costuma...