quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Amor e Vitória

 

Além das histórias de "Rompendo Distâncias", vamos acompanhar aqui as histórias de "Amor e Vitória" cuja história é ambientada na fictícia cidade de Vitoriana, que ficaria na atual região da Campânia, perto de Nápoles. 

As histórias são ambientadas no século I, transitando entre os reinados dos imperadores Vespasiano, Tito e Domiciano. Era época que o Cristianismo estava florescendo no Império Romano, mas enfrentava ainda muitas perseguições. 

Danúcia, que costuma pedir esmolas pelas ruas de Vitoriana, é uma cristã que teve sua casa tomada a mando do senador Eraldus, uma das grandes autoridades de Vitoriana. Bastante violento e ganancioso, Eraldus costuma governar com mão de ferro. Tem seu conselheiro Gilsius e sua escrava Lania, que o serve há tempos. O soldado Jadaielus é outro fiel escudeiro que o serve há tempos. 

Danúcia tem algumas amigas nas ruas, a exemplo de Varla e Renatis, que costumam protegê-la de todas as maldades. Varla é uma mendiga solitária, e Renatis é conhecida por não gostar de banho. Outros moradores de rua conhecidos na cidade são Arthurius, Jefthius, a paralítica Patriciana, Natalina, Esvaldina, Anna e Luara. entre outros que vivem ao relento. 

Vitoriana tem algumas pessoas vivendo pelas ruas em contraste com a alta sociedade que vivia em palácios. 

Um dos maiores inimigos do senador Eraldus é o plebeu Valdenius, que é conhecido por ser um revolucionário de gênio violento e caráter duvidoso. Casado com Josiana, tem um filho chamado Anthonius. Valdenius costuma trabalhar, ao lado da sua vizinha Vanessia, para a cruel madame Cassiana, uma mulher fria e pérfida, que costuma menosprezar os pobres. Cassiana é filha de Sandrella, uma mulher arrogante e prepotente, e tem uma irmã mais nova que também tem caráter duvidoso, que é a Alycina. 

Em Vitoriana, outro bastante conhecido é o guerreiro Jonius, sendo que esse é do bem. Ele mora com suas duas irmãs, Rubiana e a malvada Rida, cruel e calculista. 

Rida, assim como Cassiana, costumam frequentar o templo da sacerdotisa Andreina, que é conhecida por seu gênio bastante vingativo e ódio aos cristãos, em especial, Danúcia, que mesmo morando nas ruas, tenta falar do Evangelho para as pessoas, e muitos se convertem. 

Mas uma mulher protege muito os moradores de rua da cidade: Véllia, que vende comidas pelas ruas, e que mora em uma insulae juntamente com sua filha Alicia. 

Alguns outros personagens de destaque são a misteriosa e excêntrica Suéllia e sua filha Jéssia; as irmãs Catarina, Luna e Brunilda, a bondosa Tatiana e a maldosa Fabea, a misteriosa Fabilia, entre vários outros. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O sofrimento de Marlenia

Em Vitoriana, por volta do ano 70, Marlenia vivia na extrema pobreza, em uma insulae romana, e era bastante humilhada, sendo alvo das humilh...