segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Uma educação rigorosa

Nascido em 1925, quando sua mãe Mônica já tinha 45 anos, Antônio Neto cresceu na vida simples no sítio Maniçoba, no interior de Pernambuco. Ele arava as terras, e nas horas vagas estudava. Mas era alvo de uma criação bem rigorosa de sua mãe, Mônica. 

Ao contrário de sua avó Alvanir, que era mais liberal, Mônica não puxara sua mãe, e ela tinha pensamentos mais conservadores. Católica praticante, chegando a ser beata, Mônica era vista quase sempre com um terço em sua mão. 

Mônica costumava controlar Antônio Neto nas horas dele sair e de chegar. Se ele chegasse em casa mais de 15 minutos após a hora prometida, já era um motivo para ele levar uma sonora bronca. 

Outro motivo do conflito entre os dois era o fato dele andar muito descalço. Sua mãe, que vivia de sapatos até dentro de casa, vivia reclamando com o filho por ele não usar calçados. Antônio Neto, algumas vezes, quando ia para a escola, saía de sandálias pra disfarçar, mas tirava-os e colocava-os dentro da bolsa, só recolocando-os quando já estava perto de voltar pra casa. 

A amizade dele com a pequena imigrante italiana Alycia também chegou a ser motivo de conflito entre os dois. É que Alycia é filha de Jadiael, o imigrante italiano que lutava contra o coronel Jefferson, sobrinho de Mônica, por posses de terra na região. 

Durante os meses que Antônio Neto esteve na guerra, Mônica ficou triste e abatida. Ele, porém, voltou vivo e mesmo depois de casado, não saiu do lado da mãe, chegando anos mais tarde a ir morar com ela no interior do Ceará, ao lado de sua esposa Roberta e os filhos Lenildo, Lúcio e Leonardo.

Vários anos se passaram, e Antônio Neto, já idoso, conseguiu recomprar a casa onde morou na infância com sua mãe Mônica. Hoje, aos 100 anos, ele mora com sua neta Suziana na mesma casa onde cresceu ao lado de sua amada e inesquecível mãe. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wéllia reclama dos amigos de Malu

  Numa certa manhã, na rodoviária de Lagoa da Italianinha, estavam Malu, Valdenes e Marcella, conversando, quando apareceu Wéllia, a irmã gê...