Em Vitoriana, na Roma Antiga, o casal Valdenius e Josiana tentavam superar suas diferenças. Ambos muito pobres, viviam uma insulae romana precária, com o filho Anthonius. Valdenius sempre foi conhecido na região da Campânia e de Nápoles por ser um revolucionário perigoso e salteador. Mas Josiana, que é conhecida por ser uma exímia caçadora, acabou se casando com ele.
Apesar de seu gênio um tanto destruidor, Valdenius nutria respeito por sua família, e amava Josiana de forma respeitosa e carinhosa, e tinha verdadeira adoração por seu filho, a quem queria ensinar a ser um revolucionário para "destruir Roma".
Josiana também tinha gênio forte, mas sofria muito pela vida arriscada do seu marido. Ela nunca teve medo, e certo dia, ela chegou a ferir um soldado romano que tentou prender Valdenius.
Certo dia, na insulae onde moravam, Valdenius chegou de mais uma batalha. O ano era 70, e o imperador, Vespasiano. Josiana correu junto com o filho para abraçar seu marido. Ela disse:
- Como foi a batalha?
- Nem aconteceu, alguns soldados romanos foram tomar Jerusalém.
- Sério????
- Sim. O senador Eraldus tá lá por aquelas bandas, ele quer colocar a mão em alguns cristãos.
Anthonius:
- Papai, quando crescer, posso lutar ao seu lado?
- Claro que pode, filho.
Eles entraram, e alguns do lado de fora olhavam de longe. Valdenius e Josiana eram bastante temidos na insulae onde viviam.

Nenhum comentário:
Postar um comentário