sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

A resiliência de Solange


Desde que passou a morar nas ruas em 1999, Solange se mantém resiliente, como se aceitasse seu destino. Embora tivesse tido a oportunidade duas vezes de sair das ruas, ela se recusou, e se manteve morando ao relento. 

Ela tinha apenas 17 anos quando virou mendiga, e hoje, com 46 anos, se mantém assim, apesar de todas as críticas que recebe. Já foi chamada de "vagabunda" e de "louca". Mas Solange não quis abandonar seus outros amigos de rua, especialmente Fábia. 

Uma das características peculiares de Solange é que ela só aceita comida, não costuma aceitar dinheiro nem calçados - ela se sente bem andando descalça -, e costuma dormir em ruas com pouco movimento. Segundo ela, é melhor para "orar" e "meditar". 

Solange caminha pelas ruas diante de pessoas que costumam condená-la ou fechar os olhos para sua real situação. 

Além do mais, Solange gosta muito de comer, e tem uma preferência especial por tapioca. A mendiga muitas vezes costuma dizer:

- Quem quiser me conquistar pela barriga, me faça tapioca. 

Solange tem gênio forte e não tem medo de nada, mas é conhecida também por ser generosa. Não costuma comer sozinha quando ganha comida, e costuma dividir com algum outro morador de rua que esteja ao seu lado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As reflexões de Rita de Cássia

  Depois de passar algumas horas dormindo na rodoviária de Lagoa da Italianinha, a mendiga Rita de Cássia, a quarentona que tem mente de cri...