quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

O aniversário de Andreza


Chegou mais um dia que a mendiga Andreza fazia mais um aniversário, completando 48 anos, no mesmo ano em que completará dez anos vivendo nas ruas. Sentada na rodoviária, apenas em companhia do seu amigo fiel, o mendigo gago Guilherme, alguns passavam por ela, e lhe dirigiam esmolas, ou senão, palavras de desprezo. Bastante suja, com forte cheiro de urina, de sovaco, de chulé, e com mau hálito, ainda por cima, alguns diziam que ela era "bastante feia" e costumavam comparar ela com outras criaturas desprovidas de beleza. 

Nada igual ao seu passado glamouroso em Caruaru, onde até 2016, vivia no mundo da moda. Chegou a ser uma modelo, por sinal, bastante requisitada. Andreza, uma bela morena de cabelos lisos, chamava atenção nas passarelas e até em comerciais de TV.

Mas tudo mudou em 2016: ela era noiva de Hamilton, o dono da agência de modelos, e a irmã mais nova dela, Carla, que sempre teve muita inveja de Andreza, uniu-se com Hamilton e roubou-lhe tudo. Andreza, se vendo sem teto, caiu em depressão e entrou em um processo auto-destrutivo. 

Indo para Lagoa da Italianinha, se juntou a outros mendigos, a exemplo dos irmãos Guilherme e Valdenes, que ainda vivia nas ruas. Em 2022, Valdenes saiu das ruas, mas Guilherme, que se apaixonara por Andreza, preferiu ficar ao lado dela. Andreza se recusou a sair das ruas, e não quer mais viver debaixo de um teto. Também rejeita a ideia de se casar, preferindo o destino de ficar velha, sozinha, solteira e nas ruas. 

Andreza tem Guilherme apenas como irmão, e sofre por saber que ele é apaixonado por ela. Fuma e bebe excessivamente, costuma urinar nas calças e quando toma banho, não tira a roupa nem os sapatos, e fica encharcada depois do banho. 

Apesar de tudo isso, Andreza é tida como uma boa pessoa, que costuma até mesmo ser prestativa com as pessoas. Mas para muitos, ela é malvada com ela mesma. Sem contar que ao que se sabe, Andreza acabou adquirindo um distúrbio depois da situação que viveu há quase uma década, o que explicaria seu comportamento auto-destrutivo. Andreza justifica suas atitudes para "não atrair cafasjestes, cabras safados e interesseiros". Para complicar, Andreza até hoje não perdoou sua irmã e seu ex-noivo, que também não se arrependeram do que fizeram com ela. 

Nesse dia do aniversário, apenas Guilherme lhe deu os parabéns. Valdenes chegou a ir na rodoviária, onde ambos estavam, e parabenizou Andreza, dando-lhe comida e um trocado. Quando Valdenes foi emhora, disse:

- Pa-pa-parece que tu... tu ama mu-mui-to Val-Val-denes. 

- Não, nada a ver. Ele é gentil e prestativo, mesmo saindo das ruas, não se esqueceu da gente.

- Se-sei...

- Guilherme, deixa de tua bobagem, eu não quero namorar com ninguém, eu quero ser sozinha para sempre. Eu quero sua companhia, sim, mas como amigo e irmão. 

- Ce-certo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O aniversário de Andreza

Chegou mais um dia que a mendiga Andreza fazia mais um aniversário, completando 48 anos, no mesmo ano em que completará dez anos vivendo nas...