sexta-feira, 16 de janeiro de 2026

O encontro das carecas


Numa certa manhã, no escritório da juíza Suely, apareceram duas amigas para conversar com ela: a Mimi e a veterinária Anna Paula. Acontece que assim como Suely, e inspiradas por ela, Mimi e Anna Paula rasparam suas cabeças e se tornaram carecas por opção, isso já há anos. Mimi é agricultora e tem uma barraca na feira, além de ter sido candidata a vereadora em 2016, quando tinha cabelos ainda, a vice-prefeita em 2020, quando já era careca, e à prefeitura em 2024, quando foi derrotada por Myllena, a irmã de Suely. 

As três trocaram ideias sobre a possibilidade de criar um grupo para elas na cidade. Suely, que já foi convidada a integrar a Sociedade dos Pés Livres, que reúne os descalços, resolveu pensar em criar uma associação que reunisse as mulheres que tomaram a decisão de abandonar os cabelos. 

Suely disse:

- Eu fui convidada por Valdenes a integrar um grupo de descalços que ainda está em formação, e eu pensei em fazer o mesmo sobre nós. Sabe, a gente sofre muito preconceito, as pessoas perguntam se estamos doentes, ou em tratamento, não entendem que eu decidi ser careca, eu quis ser careca. Minhas duas filhas seguem o mesmo estilo que eu. 

- Seria bom, não imagina as piadas que eu escuto. Mas eu não me arrependo, eu particularmente, não tenho nenhuma vontade de deixar meus cabelos crescerem de novo - disse Mimi. 

- Eu também amo ser careca, e vou continuar assim. - disse Anna Paula.

Suely disse:

- Vamos falar com as outras mulheres carecas da cidade, tipo a ex-vereadora Maria Isabel, e outras que adotaram nosso estilo. E sabe, Mimi, eu proponho que você seja a presidente da sociedade.

- Eu?????

- Sim, você tem mais condições de liderar. Eu não tenho vaidade com isso, lá mesmo no grupo dos descalços me ofereceram a presidência, mas eu não aceitei assim de cara, não. Eu posso ser a vice, com você na presidência. 

- Bom, isso é algo que ainda vamos discutir. Vamos ver primeiro as mulheres que vão topar participar. 

Anna Paula disse:

- Como são pouquíssimas mulheres carecas aqui, a gente pode chamar pessoas não-carecas, mas que também aceitem nossa luta. 

- Pode ser. - disse Mimi. 

Suely, Mimi e Anna Paula tomaram um café, e em dado momento, Anna Paula perguntou:

- Mimi poderá fazer parte do grupo dos descalços? Ela só é descalça em um pé, o outro, não. 

Mimi riu, e Suely disse:

- Sim, ela pode, sim, pelo que Valdenes me disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

As reflexões de Rita de Cássia

  Depois de passar algumas horas dormindo na rodoviária de Lagoa da Italianinha, a mendiga Rita de Cássia, a quarentona que tem mente de cri...