domingo, 31 de março de 2024

Preconceitos contra os descalços

 

Apesar de em Lagoa da Italianinha alguns andarem descalços, inclusive em tempo integral, e até mesmo da prefeita Myllena ser uma descalça, existe ainda na cidade um certo preconceito contra as pessoas que optaram por não usar calçados. 

Esse hábito vem de longe, quando a atual cidade ainda era o sítio Maniçoba, como por exemplo, a camponesa Maria Clara, a agricultora Edvânia e sua filha Adélia, ou a italiana Giuliana, que por vezes foram barradas em alguns lugares por estarem sem sapatos. 

Atualmente, além da prefeita Myllena, o ex-mendigo Valdenes, a florista Aline Débora, a vereadora Vanessa, o jovem Branco, a Sílvia, a Izabel, entre outras pessoas, costumam circular nas ruas com os pés no chão, sendo que alguns deles sequer possuem calçados. 

Mas eles enfrentam algumas discriminações, como por exemplo, não poderem entrar em certos estabelecimentos. Izabel, por exemplo, quando precisa resolver algo em um banco, costuma mandar outra pessoa em seu lugar. Os que ela mesma pode resolver, ela tenta resolver via Internet. 

Apesar de alguns descalços terem alcançado o poder, a exemplo de Myllena e Vanessa, ainda existe muita discriminação. Nem mesmo a prefeita Myllena escapa de ser barrada em alguns lugares. Ela costuma mandar sua vice-prefeita Marcella - que usa sapatos - para lhe representar nesses lugares. Myllena brada que apesar de ser barrada, não pretende usar calçados. Quando era vereadora, Myllena chegou a aprovar uma lei onde as pessoas pudessem entrar descalças na Câmara. A irmã de Myllena, a juíza Suely, também uma descalça, usa sapatos apenas quando está em seu trabalho no fórum. Inclusive, todos os proprietários de lojas de calçados na cidade nutrem raiva da prefeita, tanto que eles andam apoiando candidaturas de oposição. Eles acreditam que "Myllena é uma má influência para que as pessoas joguem calçados fora". 

Essa cidade de porte médio do Nordeste tem algumas pessoas com esse hábito peculiar, além de outros hábitos diferentes, e que vieram de alguns antepassados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mary Dee ganha um museu em Lagoa da Italianinha

  Numa noite de sábado, o Museu Mary Dee foi inaugurado em Lagoa da Italianinha, como uma homenagem à cantora portuguesa que habitou nessas ...