quinta-feira, 27 de novembro de 2025

Os avós de Jacilene

No início do Século XVIII, Paris testemunhou um romance proibido entre dois jovens de duas famílias inimigas. Catarina, nascida em 1695, era filha do casal Thierry e Charlote, enquanto Pierre, que nasceu em 1692, era filho do casal Louis e Amélie. 

Na época, o reinado era de Luís XIV, mas os primeiros questionamentos ao regime absolutista já existiam. Eis aí a razão das duas famílias se odiarem. Thierry e Charlotte eram contrários ao absolutismo, enquanto Louis e Amélie eram admiradores do Rei Luís XIV. 

Mas Pierre e Catarina desafiaram essa inimizade, e passaram a se encontrar ás escondidas. Em 1720, o caso acabou se tornando público. Como os pais de Catarina não aceitaram o genro, ela precisou fugir de casa para viver seu grande amor. 

Pierre e Catarina se casaram, e tiveram um único filho, que viria a ser o pai de Jacilene, que nasceu em 1752. Eles chegaram a conhecer a netinha, e ficaram encantados com ela. Ao longo da vida deles, com o abolutismo cada vez mais questionado, as duas famílias outrora inimigas haviam se reconciliado. 

Pierre e Catarina amavam muito a neta Jacilene, porém ambos faleceram antes que ela saísse da França e fosse morar no Brasil, então colônia portuguesa, em 1782. 

Um comentário:

Wéllia reclama dos amigos de Malu

  Numa certa manhã, na rodoviária de Lagoa da Italianinha, estavam Malu, Valdenes e Marcella, conversando, quando apareceu Wéllia, a irmã gê...