quarta-feira, 17 de abril de 2024

Imigrantes em São Paulo

 

Maior cidade da América do Sul, bem como de todo o Hemisfério Sul, São Paulo é também cosmopolita, recebe pessoas de todos os lugares do Brasil e do mundo. Aqui, temos as histórias das nordestinas Jucilene e Celinha, bem como dos sulistas João Marcos e Íris. 

Mas nossos amiguinhos também têm amizades com pessoas de comunidades estrangeiras. Ao lado da lanchonete de Jucilene, especialista em comidas nordestinas, tem uma pizzaria, do italiano Francesco, casado com Carlotta e pai de Lorenzo e Martina. Jucilene se afeiçoou aos italianos, porque ela conta que sua terra natal em Pernambuco - Lagoa da Italianinha - foi fundada por italianos. Eles vivem no bairro do Bixiga, famoso por ter uma grande colônia de italianos. 

Não muito longe dali, tem um restaurante de comida oriental, de uma família japonesa. Kazuo e sua esposa Emi tocam o restaurante com muita maestria, e ensina aos seus filhos Yuki e Amaya. Celinha costuma frequentar esse restaurante dessa família que mora no Bairro da Liberdade, famoso pela sua colônia de orientais. 

Mas não muito longe, ainda, tem uma padaria, do português Afonso, casado com sua esposa Leonor e pai de Diogo e Dulce. Vivem na Freguesia do Ó e são torcedores da Portuguesa de Desportos. 

No bairro Bom Retiro, vive uma família grega. Aquiles, sua esposa Zoé e os filhos Irene e Adonis são católicos ortodoxos, religião que eles já praticavam na Grécia, de onde eles vieram. 

No bairro Higienópolis, vive uma família judia e israelita. Isaac, sua esposa Léa e os filhos Ezequiel e Judite seguem à risca a tradição judaica. Apesar das diferenças religiosas, Isaac nutre boa amizade com o grego Aquiles. 

Por fim, também amigos da nordestina Jucilene, vive um casal de estrangeiros, mas de países diferentes. O canadense Liam e a australiana Kylie se conheceram pela Internet, e eles fizeram um voto de caso se casassem, morariam em um país distinto dos deles. Acabaram escolhendo o Brasil e se estabeleceram em São Paulo. E assim, eles vivem na principal metrópole brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A mendiga Juliana

A mendiga Juliana costuma perambular pelas ruas centrais de Lagoa da Italianinha, pedindo esmolas, não só no centro como também na rodoviári...