quinta-feira, 18 de abril de 2024

Os pretendentes de Inalda


Morando em Pernambuco desde 1915, a jovem alemã Inalda, talentosa pintora e artista plástica, despertou interesse em alguns homens da alta sociedade de Vila Dourada. No entanto, Inalda sempre foi discreta, e não pretendia se casar com qualquer pessoa. 

Num certo dia, durante um baile, por volta de 1929, Inalda estava no local, e um jovem se interessou por ela. Ele se aproximou dela e disse:

- Moça, você é muito bela. 

- Muito obrigada. 

- Notei que a senhora tem um sotaque diferente. 

Inalda disse:

- Sim, eu vim de Wittemberg, na Alemanha. Eu sou de lá. 

- E por que a senhora veio pra cá?

Inalda retrucou:

- Eu saí de lá por conta da guerra. Achei aqui muito acolhedor. 

- Que bom. Poderia me dar a honra de dançar com a senhorita?

Inalda disse:

- Moço, não posso. Estou evitando relacionamentos. 

- Mas não faça isso, a senhora é tão linda. 

Inalda disse:

- Você se casaria com uma judia?

O rapaz mudou seu semblante. Ele disse:

- Perdoe-me, senhora. Sou católico. 

- Então, não podemos nem pensar em relacionamento. Eu sou judia. 

Inalda se afastou do rapaz e foi conversar com algumas amigas. Ela só se casaria, enfim, anos mais tarde, já depois da Segunda Guerra Mundial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A mendiga Juliana

A mendiga Juliana costuma perambular pelas ruas centrais de Lagoa da Italianinha, pedindo esmolas, não só no centro como também na rodoviári...