quarta-feira, 17 de abril de 2024

O neto de Francielly


Em uma fazenda bonita, vive uma família importante em Lagoa da Italianinha. Jeremias, o dono da fazenda, é agropecuarista e empresário. Casado com Zezé, tem uma filha chamada Francielly. Ele é amigo de longas datas do deputado Moab, de quem sempre foi eleitor e a quem ajudou sempre em suas campanhas. Ele é tão fiel ao deputado, que mesmo não gostando de Mimi, a pré-candidata que Moab apoia, aceitou apoiá-la atendendo o pedido do amigo. 

Jeremias tem portanto, um DNA de uma história passada que causou um grande escândalo familiar, de modo que Lagoa da Italianinha se separou de Vila Dourada. Jeremias é filho único de Augusto, ex-prefeito de Lagoa da Italianinha, além de ser neto de Leandro e Francielly, o casal que protagonizou um dos maiores escândalos familiares da década de 20 em Vila Dourada. Francielly Villegagnon, como já contado em histórias anteriores, era da importante família local, mas se envolveu com o motorista da casa, Leandro, e acabou sendo expulsa de casa. Deste casal nasceu o filho Augusto, que liderou a luta pela emancipação de Lagoa da Italianinha. Francielly morreu numa queda de cavalo - causada por sua irmã Dalva - em 1935 - quando Augusto tinha apenas 3 anos -, e Leandro morreu 20 anos depois. 

Foi em homenagem à sua avó que Jeremias deu seu nome à filha. Mas ele renega o sobrenome "Villegagnon", além de não gostar de Vila Dourada, que "suja a memória de sua avó". Jeremias não chegou a conhecer os avós paternos, mas se comoveu quando seu pai contava a história. 

A amizade de Jeremias e Moab vem de tempos. Isso porque Augusto, depois da emancipação, tornou-se aliado do Coronel Pontes Florêncio, pai de Moab, tendo sido prefeito duas vezes com o apoio dele, além de ter apoiado o próprio Coronel como seu sucessor nas eleições de 1968 e 1982 - sendo derrotado em ambas. O coronel Pontes Florêncio conseguiu ser prefeito em 1972, mas aí ele era oposição contra o então prefeito Arthur, o italiano. Augusto foi eleito em 1963 e 1976 sempre apoiado pelo Coronel Pontes Florêncio. 

Em Lagoa da Italianinha, cogita-se que Jeremias poderá sair candidato a vereador. Apesar de ter respirado política desde sua meninice, ele jamais foi candidato a nenhum cargo eletivo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A mendiga Juliana

A mendiga Juliana costuma perambular pelas ruas centrais de Lagoa da Italianinha, pedindo esmolas, não só no centro como também na rodoviári...