terça-feira, 4 de novembro de 2025

A professora Issa e seu legado em Lagoa da Italianinha

 

Chegando em 1935 em Lagoa da Italianinha quando era apenas o sítio Maniçoba, a professora Issa se tornou muito querida na comunidade local. Ela era neta de Adriállina, que havia sido escrava. Issa nasceu em 1890, dois anos depois da abolição. Quis ser professora e venceu todos os preconceitos para conseguir realizar seu grande sonho de educar. 

Ao chegar no local, conseguiu alugar uma boa casa onde pôde montar uma escola. Era uma área rural no agreste de Pernambuco. 

Entre seus alunos, estavam o agricultor Antônio Neto e a pequena imigrante italiana Alycia, entre vários outros alunos. Mas eram esses dois quem demonstravam o maior carinho pela professora, tratando-a como uma "segunda mãe". 

A professora Issa não só tinha o interesse em ensinar, mas em cuidar das crianças. Ela, por várias vezes, deu conselhos para elas. 

Hoje, em Lagoa da Italianinha, sua bisneta Ana Karina segue o mesmo legado, sendo professora e historiadora na cidade. Antônio Neto, hoje aos 100 anos, vive em Lagoa da Italianinha, e Alycia, perto dos 95 anos, vive em Verona, na Itália, e ainda hoje, eles se recordam com carinho da professora Issa. Existe na cidade um colégio com o nome dela, inclusive. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O mico da mendiga chique

  Mesmo sendo de manhã em Lagoa da Italianinha, a mendiga Warlla, conhecida como a "mendiga chique", estava pagando mico por estar...