quinta-feira, 6 de novembro de 2025

As mendigas de Vila Dourada

 

Na década de 30, em Vila Dourada, duas pessoas vagavam pelas ruas do centro da cidade, pedindo esmolas: eram Valdinha e sua filha Rayane. Elas costumavam ficar na porta da igreja local, onde pediam esmolas para as pessoas que passavam. 

Valdinha nasceu em 1881 e conta-se que ela já foi rica, mas perdeu tudo e foi parar nas ruas, por alguma razão desconhecida. Além do mais, ela considerava-se merecedora de tal castigo. Sua filha, Rayane, nascida em 1929, viveu seus primeiros anos ao lado da mãe, dormindo nas calçadas.

A beata Lady Andréia vivia maltratando as duas, chamando-as de "porcas", já que ambas andavam relativamente sujas e descalças. Não foram poucas as vezes que o Padre Francisco deu uma bronca na beata pela forma que ela tratava a mendiga. 

O castigo veio a cavalo: na década de 50, Lady Andréia perdeu tudo e virou mendiga, enquanto Rayane, já adulta, morava com a cantora Adelma. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wéllia reclama dos amigos de Malu

  Numa certa manhã, na rodoviária de Lagoa da Italianinha, estavam Malu, Valdenes e Marcella, conversando, quando apareceu Wéllia, a irmã gê...