Na pequena vila de Santana do Pajeú, no sertão de Pernambuco, Zeca cuida sozinho de seus dois irmãos, Candoca e Chiquinho. Descendente direto do cangaceiro Biu Ipojuca, que aterrorizou os arredores de Vila Dourada e Lagoa da Italianinha, Zeca é órfão de pai e mãe, e coube a ele cuidar dos dos irmãos também órfãos.
Zeca é conhecido por seu ciúme da irmã, que é muito bonita e desejada pelos homens da vila. Candoca tem diversos pretendentes, e Zeca costuma afastá-los. Mesmo já sendo adulta - tem 18 anos -, Candoca ainda é alvo de ciúmes do seu irmão.
Já Chiquinho é conhecido por ser bastante travesso. Pratica as maiores travessuras, e nem mesmo o Padre Bento escapa delas.
Zeca nutre um interesse amoroso em Laurinda, filha de Seu Deda da venda e Dona Amélia. Laurinda parece corresponder ao amor de Zeca, mas ela tem outras prioridades, por isso não pensa em namoro agora.
Uma das tias de Zeca, Candoca e Chiquinho é a "barbie descalça" Leila, que deixou o povoado e hoje mora em Lagoa da Italianinha, onde vende picolés pelas ruas da cidade, e mora no Alto do Cruzeiro.

Nenhum comentário:
Postar um comentário