Nas décadas de 30 e 40, a venda de Ed era o ponto de encontro no sítio Maniçoba para os diversos assuntos. Ed, inclusive, conseguiu a façanha de ser amigo tanto do coronel Jefferson como do imigrante italiano Jadiael, inimigos mortais, de modo que ele costumava ser uma voz conciliadora na guerra entre os dois.
Um dos seus clientes era o padre Francisco, que chegou ali em 1935. A freira Irmã Renata Augusta, a freira descalça, o acompanhava. A Irmã Renata Augusta era alemã tinha uma irmã gêmea que era a bisavó da mendiga Renata, que hoje vive pelas ruas em Lagoa da Italianinha.
O ano era 1940, o mundo estava em plena Segunda Guerra Mundial. Discutia-se ali se o Brasil iria entrar na guerra. Padre Francisco disse:
- Do jeito que tá indo as coisas, o Brasil poderá entrar ao lado dos alemães e dos italianos... o presidente Vargas é muito inclinado pra eles.
- Não é bem assim, padre. O Brasil tem uma enorme dependência com os Estados Unidos.
- Os Estados Unidos nem está na guerra, meu caro. Aliás, as notícias que eu escuto é que a Inglaterra tá sozinha na guerra, o Eixo tá ganhando todas.
- Uma pena... - disse Irmã Renata. - eu sou alemã, mas eu desejo que aquele ditador que tá lá perca a guerra. Ele é muito mau.
- Bom, vamos aguardar pra ver o que vai acontecer...
Anos se passaram, Estados Unidos e União Soviética entraram na guerra, e o Brasil também entrou, do lado dos Aliados e contra o Eixo...

Nenhum comentário:
Postar um comentário