quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Reunião na casa de Regina

 

Jacilene, Regina, Brenda, Wrialle, Milena e Glebson. 

O ano era 1789, e a casa de Regina, em Vila Rica, recebeu algumas pessoas para uma conversa. A francesa Jacilene, o americano Wrialle, a Brenda, a Milena e o Glebson, que queriam falar sobre revolução. Já havia chegado a notícia da tomada de Bastilha e do começo da Revolução Francesa. 

Jacilene disse:

- Acho que como vocês estão cientes, meu país já está numa revolução.

- Sim, e queremos o mesmo para o Brasil - disse Regina. 

Brenda disse:

- Eu estou disposta a matar ou morrer para libertar nossa terra da garra portuguesa. 

- Eu e minha esposa Fabiana já estamos nos preparando, para lutar em favor disso. Lá nos Estados Unidos, lutei sete anos na Revolução de lá, tenho experiência. Minha esposa é baiana e e sonha com a liberdade por aqui também - disse Wrialle. 

- Por que ela não veio aqui pra reunião? - disse Milena. 

- Ela está com a tia, Márcia, que tá meio enferma... 

Glebson disse:

- Bom, a gente precisa juntar mais pessoas, nós estamos em número muito pequeno aqui. Não podemos ficar nisso, precisamos crescer. 

- Mas vamos lutar para isso, Glebson. Jacilene, com seus pensamentos iluministas, e Wrialle, com sua experiência na Revolução Americana, são importantes reforços para nós, para nossa luta! - disse Regina. 

Eles passaram ali várias horas traçando metas e objetivos. 

Um comentário:

Wéllia reclama dos amigos de Malu

  Numa certa manhã, na rodoviária de Lagoa da Italianinha, estavam Malu, Valdenes e Marcella, conversando, quando apareceu Wéllia, a irmã gê...