Como se sabe, o coronel cearense Jefferson e o imigrante italiano Jadiael brigaram durante sete anos - de 1935 a 1942 - por posse de terras em uma localidade no agreste de Pernambuco, o sítio Maniçoba, onde atualmente fica Lagoa da Italianinha.
Mas uma coisa curiosa é que essa inimizade não foi compartilhada pelas esposas de ambos: a alagoana Girlene, casada com Jefferson, e a italiana Lanie, casada com Jadiael, nutriram uma amizade próxima uma da outra mesmo enquanto seus maridos eram inimigos mortais.
Girlene e Lanie costumavam se encontrar escondidas deles, pois tanto um quanto o outro haviam proibido cada parente seu de se aproximar de alguém da família inimiga. Mas Girlene e Lanie desafiaram essa proibição e nutriram uma forte amizade, que pôde ser mais vivida em paz a partir de 1942, quando seus respectivos maridos assinaram um acordo de paz.
Certo dia, quando Lanie adoeceu, foi Girlene quem levou um remédio para ela. Jefferson havia ido a Vila Dourada e Jadiael estava em Gravatá a trabalho.
Certo dia, elas se encontraram no meio do sítio, sendo que Lanie havia colhido frutas. Elas conversavam, e em dado momento, Girlene disse:
- Não vejo a hora dos nossos maridos pararem com essa guerra.
- Eu também. Eu já impedi tanto meu marido de fazer besteira... ecco.
- Eu também fiz isso, oxe. Ele me respeita, sabe? Ele já quis fazer besteira com vocês, mas eu não deixei.
- Obrigada, Girlene, por nos proteger.
- Eu também te agradeço por sua proteção.
Girlene e Lanie se abraçaram e cada uma foi para sua casa.

Nenhum comentário:
Postar um comentário