sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Sandra Valéria, uma liderança forte

Sandra Valéria é uma líder política respeitada em Lagoa da Italianinha. Atualmente deputada federal, busca sua reeleição, com o apoio do deputado estadual Moab, que já foi seu adversário no passado. O que começou com uma derrota para vereadora em 1988 acabou virando uma das carreiras mais vitoriosas da região. Vereadora de 1993 a 1996, tendo sido presidente da Câmara entre 1995 e 1996 e deputada estadual de 1999 a 2012, concorreu para Prefeitura em 1996, 2000, 2004 e 2008, sendo derrotada em todas elas. Somente em 2012 é que conseguiu vencer para prefeita, sendo prefeita de Lagoa da Italianinha entre 2013 e 2018 (havia sido reeleita em 2016), quando foi ser deputada federal, sendo eleita em 2018 e reeleita em 2022. 

Sandra Valéria é o grande nome de oposição contra a atual prefeita Myllena, que já foi sua aliada no passado, tendo sido inclusive sua vice na sua primeira gestão de 2013 a 2016, sendo que nessa época, Myllena rompeu com ela e se tornou sua maior adversária. Do mesmo modo que perdeu o apoio de Myllena, se aproximou de Moab, que havia sido seu adversário em eleições anteriores, sendo que essa parceria dura até os dias de hoje. 

Sandra Valéria quer unir toda a oposição em Lagoa da Italianinha, sendo que atualmente ela tem apoio dos vereadores Marco Aurélio, Cíntia, Vanessa e Taciana, que é sua sobrinha. Sandra Valéria tem uma filha vereadora, Alba Valéria, a atual presidente, mas Alba não acompanha politicamente sua mãe e está aliada com Myllena. Sandra Valéria já tem apoios fortes em outras três cidades: Vila Dourada, Nova Humaitá e Serra Grande do Agreste, onde espera ser votada de forma majoritária. 

E o curioso é que apesar de ser filha do primeiro prefeito de Lagoa da Italaninha, o sr. Cavalcante, ela nunca teve apoio dele para entrar na política. Ele achava que ela não conseguiria sobreviver nesse meio. A filha conseguiu provar para o pai que ele estava errado. Ela não só venceu eleições, como tem ditado os rumos da política italianense, tendo montado grupos fortes, unido adversários. Até mesmo alguns adversários atuais, como a própria prefeita Myllena e a deputada estadual Janayna, saíram de sua escola política. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suely conversa com seu funcionário Valdenes

  Desde que Valdenes deixou a secretaria de Turismo em Lagoa da Italianinha, ele tem se tornado um ajudante mais ativo no escritório da juíz...