terça-feira, 18 de novembro de 2025

Uma guerra no sítio Maniçoba

 

De 1935 até 1942, o sítio Maniçoba, atual Lagoa da Italianinha, no interior de Pernambuco, testemunhou uma briga entre o coronel cearense Jefferson e o imigrante italiano Jadiael, que queriam um pedaço da terra que dividiam suas propriedades. 

Quase sempre, eles brigavam na venda de Ed, que tentava acalmar os ânimos, visto que era amigo de ambos. Uma movimentação da cerca da discórdia já era motivo para uma guerra e até ameaças. 

A confusão começou porque o imigrante Jadiael, ao chegar da Itália com sua família, comprou a propriedade, onde passou a morar. Acontece que Jefferson acusou o homem que vendeu a propriedade de roubar suas terras, e o cartório de Vila Dourada dava o limite da terra como sendo o que o italiano reivindicava. 

Mas Jefferson insistiu na sua tese, e isso fez com que os ânimos fossem exaltados. E assim foram sete anos de guerras entre as duas famílias. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amor à primeira vista em Lisboa

O ano era 1920. Em um bar no centro de Lisboa, o jovem José Maria sentou-se para beber um pouco, e de repente, virou seus olhos para uma cen...