Dos quatro filhos do barão Almir e da baronesa Delma, de família tradicional de Fortaleza, apenas Aline foi morar em outro país. Diferente de seus irmãos Alvanir, Aurineide e Daniel, ela foi morar na Itália.
Alvanir e Daniel passariam o resto de suas vidas em Pernambuco, e Aurineide foi a única a ficar no Ceará. Mas Aline se aventurou para mais longe depois que conheceu um imigrante italiano, com quem se casou.
Depois do casamento, ele decidira retornar ao seu país de origem, já que ele havia conseguido se restabelecer. Ele havia saído da Itália pouco depois da unificação do país, ocorrida em 1861.
A terra dele era Verona, no Vêneto. Aline aceitou acompanhar seu marido. Os familiares dela ficaram arrasados, mas permitiram.
Mesmo morando na Itália, Aline mandava cartas frequentes para seus parentes, ela sempre procurou se fazer presente na vida de seus pais e irmãos. Ela esteve no Brasil algumas vezes.
Anos mais tarde, um de seus descendentes "voltaria às origens". Um de seus netos, chamado Jadiael, nascido em Verona, no ano de 1935, pegou sua família partiu rumo ao Brasil, se estabelecendo no interior de Pernambuco, no sítio Maniçoba - atual Lagoa da Italianinha - sem ele nem imaginar que ali moravam descendentes de Alvanir e Aurineide, além do próprio Daniel, que já era idoso.

Nenhum comentário:
Postar um comentário