domingo, 2 de novembro de 2025

A primeira mendiga de Lagoa da Italianinha


O ano era 1987 e Lagoa da Italianinha já tinha uma mulher vivendo nas ruas da cidade, sendo a primeira mendiga da cidade. Nos anos 80, quando as filas do então INPS (hoje INSS) eram numerosas, essa mulher, conhecida como Deza Suja, era vista pedindo esmolas, sentada perto da fila, exalando um forte cheiro e bastante suja. 

38 anos se passaram e Deza ainda vive nas ruas. Mesmo tendo tido a oportunidade de mudar de vida, não quis. Alguns na cidade comentam que ela seria neta da portuguesa Mary Dee e tia de Mimi, Luciana, Paula e Débora, mas a própria Deza - que fala e se expressa bem - nega isso. 

A idade dela também é motivo de debate de algumas pessoas. Deza já era adulta em 1987, e pouco se sabe sobre sua vida anterior às ruas. Há quem diga que ela já tinha sido funcionária pública, outros dizem que ela já tinha sido rica e perdera tudo porque era viciada em jogos de azar. 

Deza não comenta sobre sua vida antes de morar nas ruas e não tem o menor interesse de pesquisar sua família. Desconfiada e discreta, aceita apenas a vida atual que leva e se acomoda nela. Costuma dormir no centro da cidade e não gosta muito de tomar banho, sendo uma das poucas amigas da mendiga Esvalda, que também odeia água. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Wéllia reclama dos amigos de Malu

  Numa certa manhã, na rodoviária de Lagoa da Italianinha, estavam Malu, Valdenes e Marcella, conversando, quando apareceu Wéllia, a irmã gê...