quinta-feira, 6 de novembro de 2025

As mulheres que radicalizaram no visual em Lagoa da Italianinha


Quando ainda era uma menina, Suely, a atual juiza estava em Maceió a passeio quando conheceu uma mulher chamada Alessandra. O ano era 1989, e Alessandra tinha 92 anos. Ela era uma alemã que passou seis anos em um campo de concentração na Polônia. O que chamou atenção de Suely é que Alessandra estava careca, como uma espécie de relembrança pelos 50 anos da sua prisão no campo. 

Nunca mais isso saiu de sua cabeça, e desde então, Suely vivia querendo ser careca. Evidente que seus pais odiaram a ideia e suas irmãs zombavam dela. 

Suely estudou Direito, virou advogada e depois, juíza, tendo atuado também em Vila Dourada. Mas em 2017, aos 34 anos, decidiu raspar a cabeça com máquina zero. Foi chamada de louca e inconsequente, alguns acharam que ela ia perder o cargo de juíza. Mas oito anos se passaram e ela continua careca, sendo que ela raspa a cabeça de dois em dois dias. 

Sua filha Sara odiou a ideia da mãe, mas depois, ela mesma decidiu raspar e é careca até hoje. Sara é modelo e vereadora. Diná, a filha mais nova de Suely, também é careca. 

Outras mulheres da cidade acabaram se inspirando em Suely e decidiram raspar suas cabeças: a ex-líder sem-terra Mimi, a Suzy, a ex-vereadora Maria Isabel, a veterinária Anna Paula, a Janicleide, a Monalisa e a jornalista Catherine. Flaviana, que hoje trabalha na lanchonete de Quitéria, e Marlene, que é a dona da lanchonete da rodoviária, também chegaram a ser carecas algum tempo, mas deixaram seus cabelos crescerem novamente. 

Elas também enfrentam preconceito na cidade, alguns perguntam sempre se elas estão "doentes" ou ficaram "loucas". Nos tempos mais recentes, Suely tem pensado em montar em Lagoa da Italianinha um grupo para reunir as mulheres carecas por opção e lutar por espaço e respeito na cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Amor à primeira vista em Lisboa

O ano era 1920. Em um bar no centro de Lisboa, o jovem José Maria sentou-se para beber um pouco, e de repente, virou seus olhos para uma cen...