quarta-feira, 5 de novembro de 2025

O patriota americano

 

Nascido na Filadélfia em 1754, o jovem Wrialle desenvolveu um amor pela sua terra, que começou a sonhar em separar da Inglaterra ainda na sua infância. Após a independência dos Estados Unidos da América em 1776, ele se envolveu na Revolução Americana, que só acabaria em 1783. 

No ano seguinte, decidiu ir para a América Portuguesa. Instalou-se no Brasil em Vila Rica, que também começava a viver algumas agitações políticas. Inicialmente alvo de desconfiança de Glebson, tornou-se grande amigo dele. 

Mas nesse período, Wrialle conheceu uma jovem camponesa, chamada Fabiana, por quem se apaixonou. Fabiana mal podia acreditar que havia despertado interesse em um estrangeiro da antiga América Inglesa. Wrialle ainda fez amizade com a francesa Jacilene e outros da cidade, como Milena, Brenda e Neide. 

Envolveu-se ainda na Conjuração Baiana, pois sua esposa Fabiana era baiana. Após a derrota da conjuração, conseguiram fugir pra Goiás e depois voltaram pra Vila Rica. 

Em 1824, dois anos após a Independência do Brasil, Wrialle, já com 70 anos, decidiu voltar para os Estados Unidos. Fabiana acompanhou o seu marido para lá, e os dois viveram juntos na Filadélfia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Suely conversa com seu funcionário Valdenes

  Desde que Valdenes deixou a secretaria de Turismo em Lagoa da Italianinha, ele tem se tornado um ajudante mais ativo no escritório da juíz...