segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

Jacilene e Brenda se reencontram


No ano de 1820, a francesa Jacilene se deslocou de Pernambuco para o Ceará, onde foi encontrar sua amiga de longas datas Brenda. No fim do século XVIII, as duas moravam em Vila Rica, sendo que elas tomaram destinos diferentes: Jacilene se casou com um pernambucano e se estabeleceu no interior, devido à sua saúde, nas terras da atual Vila Dourada. Já Brenda se casou com um cearense e foi morar em Fortaleza. Brenda vendia frutas pelas ruas de Vila Rica e era muito pobre, mas melhorou de vida com seu casamento. Thomas, o menino que ela criara quando ele ficou órfão, estava nessa altura com 44 anos e já era casado, morando também em Fortaleza. 

Jacilene ficou emocionada quando reencontrou sua velha amiga Brenda, e as duas conversaram bastante tempo em um banco de praça em Fortaleza. Nessa ocasião, Jacilene tinha 68 anos e Brenda tinha 70 anos. Brenda apresentou à Jacilene inclusive o seu netinho, que ainda era menino: ele seria o futuro barão, o pai de Aline, Alvanir e Aurineide. 

Jacilene disse:

- Seu netinho é muito lindo, você tem uma linda família. 

- Obrigada. 

- Será que ainda veremos o Brasil ser independente?

Brenda disse:

- Eu acho que breve, breve, veremos isso. 

Brenda acertou, pois apenas dois anos depois, D. Pedro I deu o famoso "Grito do Ipiranga". 

Um comentário:

Mary Dee ganha um museu em Lagoa da Italianinha

  Numa noite de sábado, o Museu Mary Dee foi inaugurado em Lagoa da Italianinha, como uma homenagem à cantora portuguesa que habitou nessas ...