sábado, 21 de setembro de 2024

Jacilene fala do Grande Cisma do Oriente

 

Morando em um Brasil, que era uma colônia de Portugal bastante católica, a francesa Jacilene morava na casa da Sinhá Adriana em Vila Rica, Minas Gerais, quando em determinado momento, teve um debate com a Edlene, a tia de Sinhá Adriana, católica praticante. O ano era 1785 e ela falava a respeito do americano Wrialle, recém-chegado na cidade. Edlene disse para sua sobrinha:

- Adriana, esse rapaz que veio lá dos Estados Unidos, soube que ele é da seita de Lutero, parece que os antepassados dele eram puritanos, se não me engano. 

- Esse povo é perigoso. 

- Muito, eles são inimigos da nossa santa Igreja Católica, a única Igreja Católica existente no mundo!

Jacilene disse:

- Desculpem, mas não é bem assim. Não é a única igreja Católica, não. 

- Mas como assim? - disse Edlene.

Jacilene disse:

- Lá para o lado da Ásia, e da Europa lá pro leste, existe uma Igreja Católica chamada Ortodoxa. Não tem nada a ver com Roma. 

- Nunca ouvi falar. 

- É que em 1054, faz muito tempo, lá em Constantinopla tinha um patriarcado, Roma tinha outro, Jerusalém tinha outro, Antioquia tinha outro e Alexandria tinha outro. Até que Roma queria ser a mãe de todas as igrejas, mas as outras não aceitaram e se separaram. Roma ficou sendo essa igreja que conhecemos como Católica Romana e as outras formaram a Igreja que ficou como Ortodoxa. 

- Ah, essas cidades que tu falou são rebeldes, com certeza...

Jacilene disse:

- Bom, com todo o respeito, não sei como Jerusalém, onde tudo começou, estaria errada, enquanto Roma, que só conheceu o Cristianismo trinta anos depois, estaria certa...

Sinhá Adriana disse:

- De que religião tu é? 

- Não tenho religião. Mas conheço a História. 

- Então, Jacilene, tu está em minha casa, respeite nossas tradições. 

- Está bem, só quis esclarecer um equívoco que dona Edlene falou. Mas me desculpe. 

Dito isto, Jacilene se retirou da sala e foi para o quarto. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...