sábado, 28 de setembro de 2024

Milena sofre perseguição da Sinhá Adriana

Corria o ano de 1788, em Vila Rica, e a jovem Milena espalhava ideias iluministas e anti-colonialistas na cidade. A francesa Jacilene tornou-se uma amiga da mineira que havia passado um tempo em Viena, na Áustria, e chegara no ano anterior. Não era muito difícil encontrar Milena tocando músicas de Mozart em seu piano. 

Mas a Sinhá Adriana disse para Jacilene, que estava hospedada em sua casa:

- Tu anda com essa jovem chamada Milena?

- Sim, ela é minha amiga. 

- Pois tu não devia nem ter amizade com ela, ela tem ideias erradas, ela quer separar o Brasil de Portugal e ainda é contra as monarquias, que ela chama de absolutismo, quando sabemos bem que Deus pode sim designar um homem para tomar conta de seu povo. 

- Desculpe, Sinhá Adriana, mas não vou deixar de ser amiga dela, não. Nunca te escondi minhas ideias. 

- Jacilene, tu come na minha casa! 

- Obrigada. Mas eu não vou deixar de ser amiga de Milena. Ela é uma jovem admirável! 

Jacilene saiu de casa naquele momento e contou para Milena, que disse:

- Eu já esperava isso, surpresa era se ela me aceitasse. Ela vive me perseguindo. 

- Ela é tão má com você? Eu moro com ela, ela me hospedou quando vim da França, mas não concordo com isso não. 

Milena disse:

- Ela odeia minhas ideias, ela fez até inferno para um antigo namoro meu acabar. Ela me persegue, me vê como uma semente do mal. 

- Tenha calma, eu estou do seu lado. 

Apesar de não suportar ver Jacilene defender Milena, Sinhá Adriana a  manteve em sua casa, na esperança de fazer a francesa mudar de ideia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...