terça-feira, 24 de setembro de 2024

Jacilene recusa escravos

 

Por volta do ano de 1812, com 60 anos de idade, a senhora distinta Jacilene prosperara no interior de Pernambuco, ao lado do seu marido. A francesa que se aventurara em Vila Rica alguns anos antes agora era bastante próspera. 

Na época, um pequeno povoado nasceu em volta da fazenda onde morava. e ali havia uma capelinha e uma feira. A fazenda se chamava Vila Rica, em homenagem à cidade mineira. Mas o pequeno povoado recebeu o nome de "Vila Dourada", uma homenagem indireta à cidade mineira, pois na mente da francesa, "dourado tinha tudo a ver com rico". 

Entretanto, seu marido resolveu empregar escravos na fazenda, o que desagradou Jacilene. Esse talvez foi o único conflito entre eles nos vários anos de casamento. Ele disse:

- Eu vou comprar uns escravos que um amigo meu de Garanhuns tá me oferecendo, e...

- Comprar escravos? E eles são mercadorias? 

- Bom, no contexto aqui do nosso lugar, é...

- Nada disso, eles são gente, e foram trazidos à força da África para trabalhar de graça aqui. 

- Mas, Jacilene, eles serão úteis aqui, não vai ser ruim pra gente, não, eles nos ajudam, e você pode ter escravas lhe servindo...

- Me desculpe, eu saí da França enojada com o absolutismo, e sou inimiga da escravidão. Não aceito. Se quiser trazê-los para cá, eles têm que ser assalariados. Do contrário, eu nem quero. 

- Mas assim é demais. 

- Esse é meu pensamento, eu via o que aquela megera, a falecida Sinhá Adriana fazia com os escravos dela. 

- Mas não faremos o mesmo, querida. 

- Eles não são escravos, são gente, e ponto final!

Ele ainda insistiu, mas depois cedeu aos desejos de sua esposa francesa, e apenas resolveu empregar alguns na fazenda, de forma assalariada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...