quinta-feira, 26 de setembro de 2024

Perdida nas ruas

 

Numa certa noite em Lagoa da Italianinha, a jovem Genezya, que mora no sítio Mandacaru, havia perdido as conduções para ir para o sítio, que ficava muito distante. Ainda por cima, não conseguiu lugar na hospedaria de Luciana, o que fez com que ela passasse a noite ao relento. Ela foi à barraca de Josinete, que fica perto da rodoviária, e disse:

- Que horas essa barraca fecha?

- Só quando amanhecer - disse Josinete. 

- Então, vou ficar por aqui.

Josinete logo saiu, e foi substituída por Mel, sua funcionária. Genezya disse:

- Tu fica aqui até que horas?

- 6 da manhã. 

De repente, Genezya começou a observar muitas pessoas por ali. Eram moradores de rua, que ficavam por ali, em sua maioria. Genezya disse:

- Isso tudo é gente morando na rua? 

- É, todos eles vivem por aí, dormem nas calçadas...

Patrícia, a mendiga corcunda, Letícia, Renata, Gílson, Andreza, Guilherme, Solange e Juliana foram ali na barraca, e Patrícia disse:

- Um café. 

Genezya observava cada um deles. Outras duas mendigas, Fábia e Alana, chegaram. Fábia disse:

- Me disseram que tu tinha tomado banho, Andreza, nem acreditei. 

- Pode acreditar, foi muito bom. 

Quando eles saíram da barraca, Genezya viu outros mendigos: Plácido, Lua, Warlla, Madame Anne, Silvana, Priscila, Moninha, Sandra, Dardina, Ítalo, Laísa, Eric e Iago. Warlla e Silvana foram na barraca pedir cigarro. Silvana disse:

- Bota um baguio aí. 

Genezya estranhou Warlla, porque ela estava vestida como madame. Warlla disse:

- Algum problema?

- A senhora dorme nas ruas?

- Sim, por que?

- Está vestida como madame...

- Eu sou mendiga, mas sou chique! 

Warlla e Silvana foram para perto dos outros mendigos. Por ali, passavam ainda as irmãs Gabriella e Hyasmin, além de Maria, a careca Suzy e Ruivinha. Mesmo mendigas, pregavam o evangelho. Isso chamou a atenção de Genezya. 

Genezya ainda viu duas mendigas drogadas, a Esvalda e a Gigi, que estavam alteradas. Elas chegaram a pedir trocado para Genezya. Por fim, ela ainda viu outros mendigos, como Ruth, Iraneide, Uleuda, Eduarda, Capitu, Jéssica, Lorena, José Felipe, Kell, Beckinha e Deza, que chamou muita atenção dela por que ela estava extremamente suja. Por fim, ainda viu a família venezuelana por ali, Fabiana e seus filhos Felipe, Isaías e Samuel.

A polícia passava por ali, só apenas uma vez parou. Eram três da manhã quando eles começaram a se deitar nas calçadas para dormir. E Genezya dizia:

- Como tem gente sem teto aqui...

Genezya ficou por ali na barraca conversando com Mel até amanhecer o dia, quando finalmente pegou o carro para voltar pro sítio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilvânia se alia a Horácio

  Numa certa tarde, a malvada Gilvânia foi para a lanchonete de Quitéria, no Pátio Verona, onde tinha um encontro marcado. Gilvânia chegou l...