sexta-feira, 14 de junho de 2024

O patriota da independência



O ano era 1776 e as treze colônias da América do Norte conseguiram a independência. Mas a revolução ainda teria início, contra a Inglaterra, que dominava as colônias que deram origem aos Estados Unidos.

O jovem Wrialle, que tinha 20 anos na época, se voluntariou para lutar contra os ingleses. Sonhava com uma nova nação que fosse forte e poderosa. Admirador de George Washington e Thomas Jefferson, Wrialle possuía também ideias antimonarquistas e republicanas.

Permaneceu por lá até 1784, depois do fim da revolução. Veio para o Brasil, se estabelecendo em Vila Rica. Acreditava que enquanto os Estados Unidos podiam se tornar a grande nação do norte, a gigante colônia portuguesa teria condições de ser a "grande nação do sul".

Fez amizade com moradores locais, a exemplo de Brenda, Neide e o menino Thomas, além da francesa Jacilene. Em Vila Rica moravam duas pessoas que nacionalidades diferentes cujos países passavam por grandes transformações: Wrialle, da jovem nação dos Estados Unidos, e Jacilene, da França, que estava em vias de viver uma revolução para derrotar o absolutismo. Wrialle voltou para os Estados Unidos apenas em 1824, depois que o Brasil já era independente. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chico Tripa se apaixona por Gioconda

  Morador do sítio Cafundó do Judas, nas proximidades do sítio Mandacaru, quase na divisa entre Lagoa da Italianinha e Lajedo, no interior d...