quarta-feira, 26 de junho de 2024

Dias difíceis de um casal

 

Entre muitos que viviam na Alemanha nos anos 30 e 40, o casal Hanna e Conrad era bastante querido nas imediações de Berlim. Comerciantes, Alessandra costumava comprar deles. Mas a paz deles estava ameaçada, pois Hanna era judia, enquanto Conrad era protestante alemão. Ela, prevendo dias difíceis, disse ao marido:

- Tu não quer se separar de mim? Eu vou ser perseguida, eu sou judia...

- Não, eu te amo muito. Nem que eu tenha que me esconder!

Quando a ditadura começou em 1933, Hanna e Conrad eram vigiados, mas ainda levavam uma vida normal, até pela origem de Conrad. Mas veio a Noite dos Cristais em 1938, e a loja deles foi atingida. Em 1939, souberam que Alessandra foi presa na Polônia e levada a um campo de concentração. Para evitar que sua amada tivesse o mesmo destino, Conrad disse:

- Se tu quiser sair da Alemanha, eu te ajudo!

- Não quero sair. 

- Então, veja bem, vou te esconder no sótão da nossa casa. Mas tu não poderá sair de lá para nada. 

- Eu aceito esse sacrifício...

Hanna passou a viver em um sótão. Não deu dois dias, apareceram oficiais, e disseram ao Conrad:

- Fomos informados que o senhor tem uma esposa que é judia!

- Sim, mas ela não está aqui. 

- Tem certeza? 

Os oficiais foram procurar, mas passaram por cima do sótão subterrâneo e não viram. Eles disseram ao Conrad:

- Vamos ficar de vigilância. 

- Mas o que tem a ver? Eu sou alemão.

- Mas sua mulher é judia! Devia procurar uma mulher alemã!

- Ora, ela é alemã também. 

- Mas é uma traidora da nossa pátria. Por ser judia. Com licença! 

Os oficiais saíram da casa e iniciou um período difícil, onde Conrad teve que manter sua esposa escondida no sótão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Josenilda passa a mandar na rodoviária de Lagoa da Italianinha

  Em Lagoa da Italianinha, a prefeita reeleita Myllena provocou polêmica ao nomear Josenilda para ser diretora na rodoviária. A polêmica res...