Uma solitária camponesa que andava com vestido de cores vivas e sempre descalça viveu no sítio Maniçoba, atual Lagoa da Italianinha, e chamava atenção por sua vida simples. Morava em uma cabana e pouco se sabia de onde ela viera. Maria Clara nascera em 1918, e alegava ser descendente de índios. Sempre costumava ir colher flores e frutas.
Maria Clara sempre gostou muito também de pintar, tanto que teve aulas de pintura com a artista plástica alemã Inalda, que vivia naquele sítio no Agreste de Pernambuco. Maria Clara ainda deu apoio à amizade entre Antônio Neto e a imigrante italiana Alycia, que era um amizade proibida por conta das brigas entre as famílias.
Maria Clara sempre foi solteira, chegando a gostar de um italiano que vivia no local, o Kayque. Mas ela se casou mesmo foi com um ex-soldado que combateu na guerra pelo lado italiano e alemão, que havia sido rendido por Antônio Neto e que acabou vindo morar no Brasil. Maria Clara tornou-se mãe de Leda, que hoje tem quase 80 anos e é conhecida como uma beata. Da pequena cabana onde Maria Clara morou sozinha, nasceu um pequeno bairro vizinho ao Loteamento Monte Castelo, que foi batizado como Loteamento Maria Clara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário