Uma das filhas do italiano Arthur, Janayna é uma jovem conhecida por sua militância política no campo da esquerda em Lagoa da Italianinha. Janayna sempre fala com orgulho de seu avô Jadiael, socialista italiano que chegou a lutar contra a ditadura fascista e acabou vindo para o interior de Pernambuco, onde foi um dos fundadores de Lagoa da Italianinha.
Janayna começou ainda jovem sendo assessora e militante da vereadora Sandra Valeria, eleita em 1992, sendo que Janayna assumiu a assessoria ainda em 1995. O pai de Janayna já havia sido prefeito, derrotando o coronel Pontes Florêncio, em 1968, em plena época da ditadura. Além de atuar na política, Janayna é jornalista e chegou a fazer um jornal atacando a gestão do ex presidente Moab.
Em 2000, Janayna foi candidata a vice de Sandra Valeria, mas perdeu. Em 2004, foi eleita vereadora a primeira vez, ao lado de sua amiga Myllena, de modo que ambas comemoraram juntas. Janayna e Myllena foram muito amigas, mas se afastaram por divergências políticas, sendo que Myllena se tornou conservadora de direita. Janayna ainda teve dois mandatos de vereadora, sendo eleita em 2008 e 2012. Em 2016, foi novamente candidata a vice de Sandra Valeria, a quem tinha voltado a apoiar depois de três anos afastada. Dessa vez, Janayna foi eleita vice, ao lado de Sandra, que foi reeleita prefeita. Mas Sandra Valeria não completou o mandato: renunciou em 2018 pra ser deputada federal, passando a prefeitura para Janayna, que tinha uma plataforma especialmente voltada para os moradores de rua e chegou a começar a construção de dois prédios para os mendigos saírem das ruas, mas que foram inaugurados por sua sucessora.
Em 2020, Janayna liderou a cidade no combate a pandemia, tomando medidas drásticas de evitar a proliferação da COVID. Janayna mandou fechar repartições que não fossem essenciais e incentivou testes, além de construir um hospital próprio para pacientes do coronavirus e trouxe a vacina.
Janayna liderava as pesquisas, mas perdeu as eleições para sua ex-amiga Myllena, muito prejudicada pelo seu próprio grupo e pelas críticas as medidas contra a pandemia. Mas Janayna deu a volta por cima em 2022, se elegendo deputada estadual.
Janayna vive em uma casa com os filhos Nikolle, João Vitor, Plínio, David e Arturzinho, esse chamado em homenagem ao avô. Nikolle é tida como a futura sucessora de Janayna na política.
Nenhum comentário:
Postar um comentário