quinta-feira, 21 de setembro de 2023

A talentosa Inalda

 

No sítio Maniçoba, onde atualmente se localiza Lagoa da Italianinha, antes mesmo da chegada dos italianos e da portuguesa Mary Dee, já havia uma estrangeira morando naquele pequeno sítio no agreste de Pernambuco. A artista plástica Inalda viera da Alemanha, sua pátria natal, em 1915, quando da época da Primeira Guerra Mundial. Inalda tinha 20 anos nessa época. 

Inalda nasceu em Wittemberg, a famosa cidade da Reforma Protestante, em 1895, e desde criança, já amava pintar, tendo chegado a expor quadros na Alemanha e na Áustria. Quando veio para o Brasil, passou algum tempo morando no Recife, até se transferir para o interior, nas proximidades de Canhotinho, onde ficava o sítio Maniçoba. 

No período em que a Alemanha estava assistindo à ascensão do nazismo ao poder, Inalda temia pela vida de sua prima Danielly, que ainda vivia na Alemanha, e pela sua própria vida, pois Inalda também era judia. O temor dela aumentou mais ainda quando Olga Benário, judia e alemã, foi deportada pra sua terra natal, onde morreu em um campo de concentração. 

Inalda era muito querida na localidade. Ela dava aulas de pinturas, especialmente para Maria Clara, a "camponesa descalça", que vivia em uma cabana e era pobre. Isso sem cobrar um centavo. Mas havia quem não gostava dela: a malvada Lady Andréia, madame rica de Vila Dourada, por várias vezes ameaçou denunciar Inalda no período que o Brasil estava em guerra contra a Alemanha, após 1942. 

Quando a guerra começou, em 1939, Inalda finalmente conseguiu trazer Danielly para morar com ela. Inalda vivia em uma mansão, mas apesar disso, era bastante simples. Gostava também de nadar em um lago algumas vezes e fazia compras pessoalmente na venda de Ed. Sentiu um grande alívio em 1945 quando finalmente o nazismo foi derrotado, e ela pôde respirar aliviada. Apesar disso, não voltou a morar na sua pátria, permanecendo para sempre em Pernambuco. Mas ela chegou a visitar a Alemanha e também Israel alguns anos mais tarde. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilvânia se alia a Horácio

  Numa certa tarde, a malvada Gilvânia foi para a lanchonete de Quitéria, no Pátio Verona, onde tinha um encontro marcado. Gilvânia chegou l...