segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Tia Sandra, a eterna criança


Uma das personagens mais lembradas em Lagoa da Italianinha se chama Sandra, mais conhecida como Tia Sandra. 

Nascida na Itália em 1891, Tia Sandra foi tia de Lanie, a mãe de Alycia. A medida que foi crescendo, notava-se que Tia Sandra não abandonava seus hábitos de criança e sua boneca de pano. Em 1911, já com 20 anos, Tia Sandra ainda brincava de boneca.

Nessa época, maltratada por sua família, Tia Sandra começou a fugir de casa com frequência, chegando a passar algumas noites nas ruas de Verona. Usava um vestido branco longo, vivia sempre descalça e não largava sua boneca.

Quando Lanie fugiu com a família para o Brasil em 1935, Tia Sandra ficou ainda mais triste, pois ela amava a sobrinha. Nessa ocasião, suas noites nas ruas aumentaram, tendo chegado a dormir ao relento seguidamente entre 1935 e 1937. Dois anos depois, com o começo da Segunda Guerra Mundial, Tia Sandra foi para um sanatório em Milão, onde ficou até 1946, quando sua sobrinha Lanie a levou para o Brasil.

Nessa ocasião, Tia Sandra já tinha 55 anos, mas permanecia agindo como criança. Ganhou um ursinho de pelúcia e não largava dele nem da sua boneca de pano. Ela vivia na fazenda que Jadiael, o esposo de Lanie, havia comprado no interior de Pernambuco.

Em 1961, Tia Sandra, com 70 anos, ainda agia como criança. Conta-se uma lenda de que ela voou para o céu na presença de sua sobrinha e a família inteira. Mas muitos na cidade não acreditam nessa história. Jadiael, Lanie e os filhos Alycia e Arthur juram que foi verdade. Atualmente, existe um loteamento chamado Tia Sandra, vizinho ao bairro Mary Dee. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilvânia se alia a Horácio

  Numa certa tarde, a malvada Gilvânia foi para a lanchonete de Quitéria, no Pátio Verona, onde tinha um encontro marcado. Gilvânia chegou l...