domingo, 17 de setembro de 2023

Rompendo Distâncias

 

No século XVIII, em Vila Rica, Minas Gerais, vivia a jovem Brenda, que vendia comidas pelas ruas e era bastante humilde. Ela enfrentava as maldades da Sinhá Adriana, que infernizava a vida da jovem, especialmente pelo fato de Brenda ter criado o menino Thomas, que perdeu os pais em um incêndio provocado pela Sinhá. Com a malvada, vivia a francesa Jacilene, que tentava proteger Brenda das maldades dela. 

Anos se passaram, e Brenda constituiu família. Um de seus netos, um barão, vivia no Ceará, e foi o pai de Aline, Alvanir e Aurineide, que viviam no tempo do Império. Jacilene, por sua vez, transferiu-se para Pernambuco, onde no Agreste, foi fundada a cidade de Vila Dourada. 

Anos se passaram, e em 1935, Mônica, uma das filhas de Alvanir, vivia em um sítio no agreste de Pernambuco, pertencente ao então município de Vila Dourada. Nessa ocasião, chegaram ao local duas famílias italianas, oriundas de Verona, que passaram a viver ali e constituir família. Foi quando o pequeno povoado, chamado Sítio Maniçoba, começou a crescer, a ponto de se emancipar de Vila Dourada, alguns anos depois, adotando o nome de Lagoa da Italianinha. 

Atualmente, Lagoa da Italianinha é uma cidade bem maior que Vila Dourada, e tem um forte turismo, especialmente pelo fato da referida cidade ter junção de culturas nordestina e italiana, uma vez que a cidade foi fundada por italianos. Vale ressaltar que ainda existem presenças minoritárias de colônias alemã e portuguesa, devido a fatores históricos do local. E assim nossos amiguinhos vivem as principais aventuras nessa cidade, onde se tem de tudo, desde corrupção na política até moradores de rua, que constituem um número considerável na cidade. A arquitetura da cidade é moderna, mas chama atenção que em parte do centro está um pequeno bairro inspirado em cidades italianas, com dois pátios e uma igreja estilo romano, que constitui um ponto turístico na cidade à parte, pelo fato da cidade ser conhecida como "Um pedaço da Itália no Brasil". Mesmo assim, toda a cultura nordestina, com bairros e o centro típicos do interior do Nordeste convivem lado a lado. Assim é Lagoa da Italianinha, uma cidade apaixonante. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cássia volta a fazer loucuras

Depois de alguns dias de molho, Cássia voltou novamente a fazer suas loucuras. Ela ficou doente e passou alguns dias sem poder sair de casa....