sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Cangaceiros em Vila Dourada

 

Na década de 30, quando o cangaço reinava no Nordeste, Vila Dourada, que se localiza em pleno Agreste de Pernambuco, não escapou dos temidos cangaceiros. O famoso Biu Ipojuca e seu bando, formado por Linho, Carlinhos e Débora Eduarda, aterrorizaram em especial esse município, que ainda tinha o sítio Maniçoba, a atual cidade de Lagoa da Italianinha, como sua parte. 

Uma mulher que fazia parte desse bando, a Débora Eduarda, era tida como brava e corajosa, e se envolveu com o cangaço. Eles tinham uma rixa grande com a família do Jefferson, o fazendeiro cearense que era chamado de "coronel". Por várias vezes, Jefferson solicitou polícia para enfrentar os temidos cangaceiros. 

Quando os imigrantes italianos ali chegaram em 1935, mudaram as relações entre Jefferson e o bando de Biu Ipojuca. Jefferson passou a pagar Biu Ipojuca para que eles pudessem infernizar os imigrantes, em especial o Jadiael, rival de Jefferson, com quem travava uma contenda por posse de terras. 

Em 1938, o bando inteiro foi desbaratado e preso. Lanie, a italiana esposa de Jadiael, passou a visitar Débora Eduarda na prisão. Débora passou alguns tempos presa, até ser solta em 1945. Depois que saiu da cadeia, tornou-se amiga de Lanie, e não quis mais saber de cangaço. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilvânia se alia a Horácio

  Numa certa tarde, a malvada Gilvânia foi para a lanchonete de Quitéria, no Pátio Verona, onde tinha um encontro marcado. Gilvânia chegou l...