Em Lagoa da Italianinha, as mulheres estão comandando o governo municipal de uma forma bem ampla. Além da prefeita ser uma mulher, a Myllena, e a vice-prefeita, outra mulher, Marcella, algumas das secretárias mais importantes da gestão também são mulheres: entre elas, Flor, que é secretária de Cultura, Antonielle, que é secretária de Saúde, Aurystella, que é secretária de Educação, Flávia, que é secretária de Ação Social, e principalmente, Ilene, que é secretária de Governo. Ilene é a irmã da prefeita descalça, e é tida como "primeira-ministra" da gestão.
Myllena ainda apoiou sua outra irmã, Karoline, que é vereadora, para a Presidência da Câmara, com a vereadora Kátia como primeira-secretária e Diego, o único homem na Mesa Diretora, como segundo-secretário. Na Câmara, dos 15 vereadores, a maioria são mulheres: Karoline, Kátia, Goy, Fafá, Vanessa, Maria Isabel, Alba Valéria e Flávia Andréa, sendo um total de oito, enquanto sete são homens: Diego, Marco Aurélio, Fagner, Wilon, Kauan, Ari e Josimar.
As principais lideranças de oposição também são mulheres: a deputada federal Sandra Valéria e a deputada estadual Janayna, que têm forte liderança, inclusive comparados com o deputado federal Arinaldo e o deputado estadual Moab.
Nos últimos dez anos, Lagoa da Italianinha ainda vem sendo governada por mulheres: entre 2013 e 2018, a prefeita foi Sandra Valéria, sendo sucedida por Janayna, que governou de 2018 a 2021, e Myllena, que a sucedeu, é prefeita desde 2021. As chapas eleitas foram todas femininas: em 2012, foi eleita Sandra Valéria prefeita e Myllena vice (eram aliadas na época). Em 2016, foram eleitas Sandra Valéria prefeita e Janayna vice; e em 2020, a chapa eleita foi Myllena prefeita e Marcella vice.
Nenhum comentário:
Postar um comentário