segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Política em Lagoa da Italianinha


 A cidade de Lagoa da Italianinha, assim como muitas cidades do Nordeste, tem uma política um tanto agitada. Nos últimos anos, vem crescendo a influência feminina na política local. A atual prefeita se chama Myllena, e sua vice se chama Marcella.

Uma liderança respeitável na cidade é outra mulher, chamada Sandra Valeria, ex-prefeita e atualmente deputada federal. Ela perdeu algumas eleições para Moab, que foi seu antecessor, mas o venceu em 2012, tendo na sua chapa como vice a então vereadora Myllena, mulher de origem humilde e que é conhecida por andar sempre descalça - hábito raro, mas comum entre alguns habitantes da cidade.

Mas Sandra Valeria, já eleita prefeita, aliou-se com Moab, e Myllena rompeu imediatamente com Sandra e se tornou sua maior adversária política até hoje. Em 2016, Sandra Valeria disputou a reeleição com a então vereadora Janayna na vice, enfrentando Myllena na disputa. Sandra venceu e deixou a descalça Myllena sem mandato. 

Em 2018, Sandra renunciou para ser candidata - e eleita - deputada federal, deixando Janayna em seu lugar. Coube a Janayna a difícil tarefa de comandar a cidade em plena pandemia. Em 2020, Janayna tentou permanecer na Prefeitura, mas Myllena venceu e se tornou prefeita.

Atualmente a Câmara é presidida por Karoline - irmã de Myllena -, tendo Katia como primeira secretária e Diego como segundo secretário.

Os atuais vereadores são Karoline, Katia, Diego, Josimar, Vanessa, Goy, Ari, Fafá, Flávia Andréia, Marco Aurélio, Maria Isabel, Kauan, Fagner, Wilon e Alba Valeria - esta última filha de Sandra Valeria. Atualmente os nove primeiros apoiam a prefeita Myllena, e os seis últimos são da bancada de oposição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gilvânia se alia a Horácio

  Numa certa tarde, a malvada Gilvânia foi para a lanchonete de Quitéria, no Pátio Verona, onde tinha um encontro marcado. Gilvânia chegou l...