Numa certa tarde, o músico Eraldo foi no escritório particular da juíza Suely, rever seu amigo Valdenes. A juíza careca o recebeu bem, e Valdenes o cumprimentou. Eraldo disse:
- Como está o Valdenes, está indo bem?
- Está ótimo, tu não podia ter me recomendado ajudante melhor que esse.
- Ele é muito prestativo.
Suely disse:
- Eu estou bem exausta, esses dias teve a diplomação dos eleitos, e teve tanta coisa, vou fechar o escritório mais cedo, e Valdenes está liberado.
- Quantos eleitos você diplomou?
- Foram 19. Sendo a prefeita, a vice e 17 vereadores.
- Errado, você diplomou 18!
Suely disse:
- Eraldo, me perdoe, mas sou boa em matemática.
- Eu sei.
Valdenes disse:
- Oxe, Eraldo, tais querendo arrumar polêmica com a juíza?
- Não, por favor, vamos aos fatos. Quem você diplomou, doutora Suely?
- Pode me chamar de Suely, tenho frescuras, não, ninguém aqui tá em audiência.
- Tá bom, Suely, quem foram os diplomados?
Suely disse:
- A prefeita Myllena, que foi reeleita, a Giovanna, eleita vice-prefeita, e os vereadores Flávia, Mauricélia, Josimar, Jane, Quitéria, Cileide, Wilon, Nikolle, Fagner, Marco Aurélio, Taciana, Vanessa, Cíntia, a minha filha Sara, Alba Valéria, Ari e Goy. Foram 19, contei nos dedos aqui.
- Não, foram 18 eleitos.
Valdenes disse:
- Eraldo, tu pode explicar, por favor?
Eraldo disse:
- Suely, a senhora diplomou pessoas que foram votadas, mas uma delas não teve um voto sequer, ela foi eleita por estar na chapa eleita. Estou falando de Giovanna, sua sobrinha.
- Sim, isso é verdade. Faz sentido.
- Pense comigo. Não tenho nada contra ela, mas pense. Como é que uma pessoa que fez uma campanha, teve 23 mil votos e não ganhou nenhum mandato, enquanto uma pessoa que teve 0 voto entrou?
- Deixe eu ver se eu entendi... tu defende que a segunda colocada das eleições seja a vice?
- Claro. Isso é escolha popular, oras. Veja bem, no Brasileiro, quem foi campeão? Foi o Botafogo. Aí, o Palmeiras que ficou em segundo lugar, ganhou o título de VICE-CAMPEÃO. Por que isso não pode acontecer nas eleições majoritárias? A Mimi fez uma campanha grande, foi muito bem votada, teve 23 mil votos, mas não venceu porque Myllena teve 27 mil. A coitada da Mimi não ganhou um prêmio de consolação sequer.
Valdenes disse:
- Faz sentido, mas fica um pouco complicado, imagina um prefeito de um lado e o vice do outro.
- Mas é o que mais tem acontecido, Valdenes. Aqui mesmo, um tempo atrás, a Sandra Valéria foi eleita prefeita em 2012 e a Myllena foi eleita a vice dela, depois as duas brigaram ficaram uma contra a outra, até hoje.
Suely disse:
- Eu me lembro que quando era era menina, elegeram um menino como representante, e eu fui segunda colocada, fiquei como vice-representante...
- Então, era pra ser assim nas eleições de prefeito, governador, presidente... mesmo porque o vice pode substituir o titular quando for exigido, não é?
Suely disse:
- Faz sentido... mas nem é tão simples assim. Isso precisa de uma mudança na lei eleitoral.
- A atual Lei Eleitoral é boa, mas tem muita coisa que precisa melhorar...
Nenhum comentário:
Postar um comentário