Há apenas dois anos tendo saído das ruas de Lagoa da Italianinha, a vida de Valdenes deu um grande salto nesse período. De mendigo, agora vai ser secretário de Turismo na cidade, escolhido pela prefeita Myllena. Alguns questionam se ele terá capacidade para tocar tal secretaria adiante.
Nas horas que não estiver na secretaria, estará ajudando a juíza Suely em seu escritório, como já vem fazendo há alguns dias. Tornou-se um ajudante de confiança da juíza e virou amigo também da filha dela, a vereadora eleita Sara.
Desde que ele saiu das ruas e foi morar no conjunto Bella Ciao, ele começou a se destacar. No prédio, ele assumiu uma postura de síndico, ou seja, exerce uma certa liderança por ali. Vale ressaltar que quando vivia na ruas, Valdenes gostava de ler, e por isso, ele não foi vencido pelo analfabetismo. Até o poder de convencimento dele surpreende: ele teria convencido a ex-mendiga Flaviana a também adotar o hábito de tomar banho de roupa.
Disputou até mesmo uma eleição, sendo candidato a vice-prefeito na chapa de Eraldo. A chapa ficou incrivelmente em terceiro lugar, atrás apenas da reeleita Myllena e sua filha Giovanna e da chapa que ficou em segundo lugar, representado pela candidata a prefeita Mimi e a vereadora Kátia.
Valdenes ainda descobriu ser primo de Kátia, a vereadora que vai também assumir uma secretaria: a de Ação Social, sendo portanto neto de Antônio Neto, o ex-pracinha que lutou na Segunda Guerra Mundial.
Mas para muitos, chama a atenção que essa pequena ascensão não subiu à cabeça de Valdenes: ele permanece simples, com alguns hábitos que ele tinha quando vivia nas ruas. Hoje, vive com roupa social, mas sempre andando descalço, até mesmo no trabalho e pelas ruas. Apenas quando vai tomar banho é visto de sapatos.
Inclusive, Valdenes quer que trabalhe com ele na secretaria a hippie Edneide, sua amiga próxima. Conta-se que quando estava para sair das ruas, Valdenes disse que queria continuar andando descalço para todos os lugares, que queria continuar se banhando de roupa e tudo, mas tinha medo de críticas, e Edneide foi uma das que incentivou que ele não mudasse seu jeito de ser.
Até mesmo a vida amorosa dele foi movimentada: apaixonado por Wéllia no passado - mas sem ser correspondido e odiado por ela -, acabou se envolvendo com Josiane por um tempo, mas foi proibido pelo fato do pai dela, o deputado estadual Moab, proibir o romance. Hoje, namora Aline Débora. Por fim, Valdenes acabou de ser eleito presidente da Sociedade dos Pés Livres - que reúne os descalços da cidade -, com apoio de Myllena, e também virou sócio em um clube de lazer liderado por Josenilda, onde se pode entrar na piscina com roupa e tudo, do jeito que ele gosta, e até vive alguns momentos de relaxamento antes de pegar no batente e levar pressão que a secretaria de Turismo vai lhe exigir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário