A vereadora Vanessa, que agora brigou com a prefeita Myllena e saindo da Sociedade dos Pés Livres - que reúne os descalços da cidade -, fundou a Sociedade dos Penudos, para concorrer com a outra. Vanessa se considera uma descalça autêntica, e mais apta a lutar pela causa.
Nascida de família de índios, Vanessa, desde pequena, nunca gostou de usar calçados. Enquanto suas irmãs Milady, Valéria, Bruna e Rafinha compravam sapatos novos o tempo inteiro, Vanessa os rejeitava. Diferente do que aconteceu com a prefeita Myllena, Vanessa foi criada na zona urbana e enfrentava o pai, que queria que a filha "não andasse descalça feito maloqueira". A mãe era quem segurava a barra.
Curiosamente, com o passar dos anos, Vanessa conseguiu fazer sua irmã Bruna também gostar de andar descalça. O tempo passou, e Milady foi morar na Alemanha, Valéria virou aeromoça, casou e teve um filho, e Rafinha enlouqueceu.
Já aos 18 anos, começou na fotografia porque costumava antes tirar foto de pessoas descalças, a quem ela dizia:
- Essas são das minhas.
Mas Vanessa acabou se enveredando pelo lado da política: ela começou a fotografar descasos administrativos, o que quase custou sua vida, inclusive. Ela já apoiou Moab, depois, Sandra Valéria, e por fim, Myllena, com quem acabou de romper. Vanessa conseguiu ser eleita vereadora em 2020 e foi reeleita agora em 2024.
Apesar de sua inimizade com Myllena, Vanessa deve à ela algo inusitado: o fato dela poder ir para as sessões descalça se deve a um projeto de lei da própria Myllena - também descalça - que foi aprovado quando ela foi vereadora a primeira vez, em 2005. Antes, era terminantemente proibido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário