Mesmo sendo muito bela, a jovem Jacilene deixou a França em 1782, aos 30 anos, ainda solteira. Mesmo sendo alvo de galanteio de alguns homens, inclusive da alta sociedade de Paris, Jacilene não se interessou por nenhum deles. Um dos grandes motivos é que a maioria deles eram de famílias nobres, que pregavam ideias escravocratas e absolutistas, o que Jacilene abominava.
Jacilene, em Vila Rica, no Brasil, também chamou atenção de alguns jovens, principalmente por ter, além da beleza, uma inteligência fora do comum. Quando o americano Wrialle foi morar em Vila Rica em 1784, alguns achavam que eles "dariam um belo par". Mas Jacilene não se interessou por ele e Wrialle, na verdade, se apaixonou pela camponesa baiana Fabiana.
Jacilene só viria a conhecer seu futuro marido já em 1792, com 40 anos. E ele era de um lugar onde menos se imaginava: Pernambuco. Quando se casou com ele, ela se mudou para lá, e com ele, fez uma família, tendo filhos e ajudando a fundar a cidade de Vila Dourada lá no agreste de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário