Numa certa noite, Wéllia, um tanto atordoada, foi na lanchonete de Quitéria, sua prima distante, e ao chegar lá, encontrou Valdenes. Ela disse para Quitéria, em tom irônico:
- Não sei como a senhora deixa entrar aqui certos maloqueiros do pé sujo, que embora se vista com roupa social, mas ficam andando de pés no chão feito maloqueiros.
- Isso é comigo? - disse Valdenes.
- Entenda como quiser.
Valdenes riu e disse:
- Mulher, tua situação tá feia, viu?
- Isso é da sua conta?
- Oxe, e como não? Tua irmã gêmea Malu tá lá em Tambaba com Vinícius, o cara que tu ama, mas que te rejeitou, não quer nada com você. Tu tentou matar Capitu, sua outra irmã gêmea, a tua filha Alice se afastando de tu, e tu na tua agência de publicidade perdendo contratos, e devendo a muita gente, inclusive agiotas.
- Parece que tu tá muito bem informado, garoto... mas claro, você nunca se esqueceu dessa coisa linda que sou eu, tu era doido por mim, mas eu nunca te quis. Claro, meu negócio é com gente da alta, não com um lixo feito tu. Valdenes, tua única qualidade, é tu ter bom gosto, em ter ficado doido por mim, mas eu não quero.
Valdenes disse:
- Já cometi essa loucura, mas nem que eu tivesse subindo nas paredes de desespero que eu te queria, bruaca. E eu tenho hoje Aline Débora.
- Que decadência. Deixou de gostar de mim pra gostar daquela camponesa matuta pé sujo.
- Decadência foi quando eu gostava de tu, mas ainda bem que tive Eraldo e Malu para me abrir os olhos. Josiane, que eu namorei com ela, ainda é muito melhor do que tu.
- Josiane, Aline Débora, só ladeira abaixo. Josiane ao menos é rica... já Aline Débora...
-Ô, sua cobra descabelada, dobre a língua pra falar de Aline Débora que tu não chega nem ao nível da sujeira da sola dos pés descalços dela!
- Vocês se merecem...
Quitéria apareceu e disse:
- O que está acontecendo aqui?
Wéllia disse:
- Nada, eu ia jantar aqui, mas encontrei esse mentecapto. Vou procurar um lugar mais chique.
Wéllia saiu dali, e Valdenes disse:
- Me desculpe, dona Quitéria, por minha culpa, ela não jantou aqui...
- Não se preocupe, eu nem queria ela aqui mesmo. Isso é uma desequilibrada, tá em maus lençóis, mas não deixa de ter nariz empinado. Pode ficar à vontade, você é de casa!
Valdenes continuou jantando, e Wéllia andava pelas ruas falando sozinha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário