Mesmo morando na casa da conservadora Sinhá Adriana em Vila Rica, a francesa Jacilene a contrariou algumas vezes. As ideias de Jacilene que ela trouxera da França, não se batiam com Sinhá Adriana, que detestava a ideia de liberdade, era a favor do colonialismo português e até da escravidão.
Jacilene, por sua vez, defendia republicanismo e fim da escravidão, sendo que essa ideia ainda era impopular no final do século XVIII. Quando Jacilene chegou ao Brasil em 1782 - tinha trinta anos de idade - foi até conclamada pela Sinhá Adriana a não andar com "pobres", mas somente com a alta sociedade.
Jacilene, por sua vez, não obedeceu. Fez amizade com Brenda - vendedora de comida, que Sinhá Adriana odiava -, com o menino Thomas - que era adotado por Brenda - e com a humilde Neide, conhecida por seu amor aos animais. Não foram poucas as vezes que Jacilene evitou maldades da Sinhá Adriana contra as pessoas citadas. Mesmo assim, ela continuou vivendo com a madame até 1792, quando se casou e foi morar no interior de Pernambuco, onde seria fundada a cidade de Vila Dourada.
👏👏👏👏
ResponderExcluir